Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Abrir novas empresas no Brasil está cada vez mais rápido.

Ícone - Data de Publicação 22/08/2022      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Abrir novas empresas no Brasil está cada vez mais rápido.

< Voltar para notícias



Abrir novas empresas no Brasil está cada vez mais rápido e eficiente e o Brasil evoluiu muito neste item e caminha a passos largos.
De acordo com o boletim do Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério da Economia, quem deseja abrir uma nova empresa no país leva, em média, 1 dia e 2 horas (ou seja 26h). Isso representa uma queda de 8 horas em relação ao tempo que se levava no fim do ano passado.

Dessa forma, a maior agilidade na abertura de novos negócios no Brasil é resultado de políticas de gestão que foram implementadas desde 2019. A meta do governo federal é reduzir o tempo de abertura de novas empresas no país para menos de um dia, até o fim de 2022.
De acordo com o boletim divulgado também apontou que mais de 1,35 milhão de empresas foram abertas nos primeiros quatro meses deste ano. No mesmo período, quase 542 mil empresas foram fechadas em todo o país.

 

Relação de empresas abertas no Brasil

O Brasil registrou a abertura de mais de 80 mil empresas somente em março de 2022. O número representa um marco inédito para o mercado empresarial no âmbito nacional, especialmente durante um período em que o país ainda está no pós-pandemia. 
Considerando o primeiro trimestre de 2022, mais de um milhão de empresas foram abertas no Brasil. O total foi de 1.022.789 novos negócios, dos quais 79% são Microempreendedores Individuais (MEI). Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios. 
Por 10 anos consecutivos, Estados da região Sul e Sudeste lideram o ranking de abertura de empresas no Brasil. 

 

 

Como abrir uma empresa?
Basicamente, os processos podem ser feitos 100% online e os sistemas dos órgãos estão interligados. Dessa maneira há a maior rapidez na abertura de uma empresa. Será preciso seguir os passos abaixo:

-Elaborar um contrato social — documento que reúne as principais informações sobre o funcionamento do negócio;
-Fazer uma análise de viabilidade junto à Prefeitura para confirmar se é permitido instalar a empresa no local;
-Registrar o contrato na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, junto com os documentos pessoais dos sócios. Esse é o passo que já pode ser feito 100% online a depender -do Estado;
-Obter um CNPJ junto à Receita Federal por meio do portal Redesim— algumas Juntas Comerciais e cartórios também já têm seus sistemas integrados com essa plataforma para agilizar o processo;
-Obter alvará de funcionamento e licenças específicas junto à Prefeitura, se a atividade da empresa for de médio ou alto risco;
-Realizar as inscrições fiscais (estadual e municipal) nas secretarias responsáveis pelo cadastro de contribuintes mobiliários da sua região, conforme a atividade da empresa;
-Solicitar autorização para emissão de nota fiscal eletrônica na secretaria de finanças da sua região;
-Fazer o cadastro da empresa na Previdência Social para cumprir as obrigações trabalhistas.

Caminho da desburocratização
A meta brasileira é melhorar mais a posição no ranking global Doing Business (Fazendo Negócios, em português), do Banco Mundial. Trata-se de um levantamento anual que avalia a facilidade de fazer negócios e abrir empresas em cada país.

 

Fonte: Jornal Contábil e Agência Sebrae





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!