Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Outubro Rosa, um toque de amor pela vida: a importância do auto exame.

Ícone - Data de Publicação 05/10/2018      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Outubro Rosa, um toque de amor pela vida: a importância do auto exame.

< Voltar para notícias



Esse é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

 

O movimento Outubro Rosa, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.

 

Essa é uma forma de ajudar a conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois, segundo os especialistas, quanto mais se fala sobre isso, mais a população sabe lidar e encontrar apoio e tratamentos corretos.

Sintomas:
Quando se fala em sintomas do câncer de mama, a primeira coisa que vem à mente é o nódulo que pode ser encontrado no autoexame ou na mamografia. Embora não seja o único sinal, existe um motivo muito claro para ele ser o escolhido das campanhas do Outubro Rosa, em que o destaque é a prevenção à doença. Este é um dos sintomas do estágio mais inicial do câncer de mama e permite o diagnóstico em uma fase plenamente curável da doença.
Outros sintomas também podem indicar um estágio mais avançado do câncer de mama”. Por isso, a mamografia é o exame imprescindível. Ela é capaz de detectar nódulos bem pequenos. 
Fazer este exame anualmente é fundamental na prevenção.

 

Autoexame:
O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos, sete dias após a menstruação quando as mamas estão mais flácidas e indolores. 
Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês para realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas.

 

A CDL de Barra Mansa mais uma vez incentiva a informação e conscientização dessa campanha como forma de AMOR e CUIDADO pela VIDA! Previna-se e qualquer sintoma, procure seu médico. 

 

Fonte: Revista Saúde Abril e INCA
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!