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Neurovendas: Rituais são geradores de hábitos. Compras também.

Ícone - Data de Publicação 12/04/2018      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Neurovendas:  Rituais são geradores de hábitos. Compras também.

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A noite dessa quarta-feira foi sobre NEUROVENDAS na sede da CDL de Barra Mansa.
Como parte do Procape – Programa de Capacitação Permanente – da CDL Jovem em parceria com o Sebrae, a consultora Ana Cláudia Peixoto, professora do Curso de Vendas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e jornalista especializada em Marketing e Comunicação Empresarial, com formação em Neuromkarketing, Coaching e Análise Comportamental falou sobre o assunto de forma envolvente, encantando quem participou.


Esse tema é um fascinante estudo que faz uso de técnicas e tecnologias aplicadas que ajudam a desvendar os pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que lideram as decisões de compra dos nossos clientes e ajudam a melhorar os resultados de vendas da empresa.
Ana Cláudia falou sobre  o "eu" racional e outro emocional que disputam entre si em cada decisão de compra. E, segundo ela, quase sempre é o emocional quem decide.


Também destacou o clima e ambientes de um estabelecimento que ajudam esse "eu emocional" a assumir o controle. “Aromas agradáveis, café quentinho e comidas gostosas são instrumentos químicos que ajudam no poder de compra, a assumir o controle, assim como a sensação de conforto que auxilia muito neste aspecto. Uma loja com calor gera estresse ao cliente e inibe as ações de compra. Uma loja fresquinha tem efeito reverso”, explicou.
Outro destaque na palestra que contou com mais de cem pessoas, entre empresários e colaboradores de lojas, foi sobre os rituais: geradores de hábitos em toda a vida.  E, conforme Ana Cláudia, explicou, as compras também são geradores de hábitos. 


Por isso, criar rituais na maneira de servir, atender, favorecem o cliente a consumir os produtos e também traz resultados muito positivos para as vendas.
Essas e muitas outras importantes informações foram passadas nessa palestra que teve como principal objetivo entender um pouco a mente do consumidor na tomada de uma decisão, as diferenças entre cérebros masculino e feminino, formas de trabalhar as emoções para vender, e como usar a empatia para melhorar o atendimento.


“Muito interessante entender e praticar essas técnicas em nosso dia a dia de atendimento ao público. Tudo o que fazemos é pensando em melhor satisfazer e fidelizar nossos clientes. O que aprendemos nos faz pensar algumas estratégias que ajudarão bastante”, disse Marcela Mastrangelo, fisioterapeuta da empresa Espaçolaser
“ É sempre muito importante e necessário buscar a capacitação para nossos negócios. Estamos com uma agenda de cursos e palestras que levarão novos conhecimentos a todos. Dessa forma, acreditamos que fortaleceremos ainda mais nosso setor na cidade”, Hellen Lima, presidente da CDL Jovem.





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