Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Presidente da CDL BM, Leonardo dos Santos, fala sobre Empreendedorismo em Barra Mansa

Ícone - Data de Publicação 09/06/2022      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Presidente da CDL BM, Leonardo dos Santos, fala sobre Empreendedorismo em Barra Mansa

< Voltar para notícias



Em primeiro de janeiro de 2020 (ainda sem saber os desafios que a humanidade enfrentaria com a pandemia), o empresário – proprietário das lojas Joalheria Regina - Leonardo dos Santos - e sua diretoria, começavam sua  gestão na Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa.

A história do presidente Leonardo no Movimento Lojista começou em 1998 na diretoria da CDL Jovem. Ele fez parte da diretoria jovem e também liderou o grupo como presidente por dois anos. Já na diretoria executiva no triênio 2017/2019,  Leonardo voltou à casa lojista como diretor executivo.

 

Minha história no Movimento Lojista
“Participar das ações da CDL Barra Mansa sempre foram para mim muito comuns. De fato me sentia verdadeiramente em casa aqui, pois meus pais, empresários de Barra Mansa, foram atuantes no Movimento. Meu pai participou do projeto de construção da sede da CDL Barra Mansa. Por muitos anos ele foi diretor executivo e muito colaborou para tomadas de decisões e desenvolvimento da entidade e então, desde pequeno eu frequentava os eventos da CDL. Consequentemente minha mãe, também comerciante, veio a participar da diretoria executiva e assim, toda nossa família vivenciava as ações da CDL tanto em Barra Mansa quanto nas demais cidades por meio das convenções e integrações lojistas”, relatou Leonardo relembrando sua história e de sua família na CDL.

 


Presidente da CDL Barra Mansa – um passo que mostrou o quanto a união faz a diferença
“Quando iniciei meu mandato em 2020 na CDL,  ressaltei a importância da união e compartilhei da necessidade de aprendermos cada vez mais e crescermos juntos. Sempre estarei disponível para compartilhar conhecimentos e buscar soluções que possam engrandecer ainda mais a nossa entidade e o desenvolvimento do comércio de nossa cidade. Falei isso durante a primeira reunião de diretoria em 2020, mesmo sem saber que viveríamos devido à  pandemia, de fato, dias em que a importância da união – mesmo à distância – seria essencial. 
Foi um início de gestão inusitada e que ficará marcada na história da CDL.


Foram períodos de muita luta, decisões a serem tomadas, de relacionamento e bastante trabalho para mantermos de pé a economia girando. Para mantermos de pé a esperança e as energias de amigos comerciantes que compartilhavam suas dores seus desafios, bem como  todo apoio e suporte aos nossos associados.
E sem dúvida alguma: a representatividade da CDL como porta voz do lojista, com todo respaldo que ela oferece e todo suporte por meio de sua credibilidade na cidade, fizeram a diferença, juntamente com a união de nossos parceiros no município e a confiança da classe lojista.

 

A sucessão familiar me ajudou a olhar os exemplos e a experiência. E muitos desafios, são superados por meio desse suporte.
“Eu vim de uma sucessão familiar na empresa. Conhecimento, para mim, é o maior aliado do empreendedor e Barra Mansa tem uma história viva de um comércio que gera riqueza e que emprega. A minha história no empreendedorismo começou na sucessão familiar. E vivenciar o dia a dia do comércio, estando atrás do balcão, vendo as negociações e vendas feitas pelo meu pai, minha mãe e equipe...tudo isso formou o conhecimento e expertise que eu precisava no ramo do varejo o qual eu fui adquirindo – juntamente com estudos, capacitação e atualizações no setor. 
E o mesmo se refere ao que aqui vivenciamos na CDL. Entramos presidente, com legados, histórias e aprendizados de muitos líderes e diretorias que juntas formam o que a entidade hoje é e saímos aprendizes, levamos conhecimento às mais diferentes diretrizes. Saímos com bagagem, grande bagagem de vida!


E o mesmo eu acredito que a classe empresarial precisa e deve se basear para que se mantenha firme e forte. Temos uma cidade com muita experiência em varejo. Somos comércio de rua. Vendemos produtos para os avós e seus filhos e seus netos. Temos a veia empresarial correndo pelo centro comercial e pelos bairros. E como absorver tudo isso em prol do crescimento econômico e social do município? Como aprender com essa história viva?
Esse é o constante desafio para nós. E como entidade o constante trabalho, para que o dinamismo e a modernidade no ramo dos negócios façam prosperar nosso comércio.
E fica o legado de olharmos para o que é nosso, olharmos para nossas raízes e absorver o que é bom!

 


O comércio não deixou a peteca cair.
Durante a pandemia e pós pandemia, a cada semana, uma nova empresa se instala ou se repagina na cidade.

As notícias sobre Barra Mansa reforçam esse registro:  O comércio da cidade a todo momento se repaginando! Novas fachadas, novos layouts e revitalizações para os estabelecimentos. Novas franquias e grandes lojas se instalaram nos últimos dois anos. 
Os empreendimentos  ajudaram a reconfigurar as ruas da cidade com suas cores, suas fachadas, seus produtos e novos conceitos, fortalecendo ainda mais o setor varejista tão tradicional em Barra Mansa.

 

E o que isso representa? O que te faz investir em Barra Mansa? Quem somos nós, empresários de Barra Mansa? Que são os empresários de hoje?

“Assim como eu, que escolhi o ramo empresarial como fonte de renda de minha família e profissão, muitos investem em negócios – e não somente em  lojas do varejo, mas prestação de serviço e negócios de uma forma geral. A minha história começou jovem , com a sucessão familiar . Mas hoje, o cenário é muito diferente. É claro, que a sucessão ainda ocorre (e vale destacar que nem sempre ela é um caminho fácil), mas o jovem está empreendendo cedo. Com seus sonhos, com seu conhecimento técnico, com suas visões e suas próprias oportunidades. As empresas estão nascendo do zero, com estrutura de gente grande. E é assim que o mercado e o consumidor hoje exigem.
Então qual o nosso papel como base a essas empresas? Como as entidades, como a CDL, falam com elas? Como o mundo abre as portas para que o negócio comece a funcionar? 

Se passarmos pelo centro da cidade, sabemos que muitas das lojas aqui instaladas surgiram – décadas e décadas atrás - como uma oportunidade de negócio aos transeuntes no crescimento da cidade e eram um suporte para os que iam embarcar no trem, levando suas coisinhas para agradar a família.

E quais são as vendas que hoje aqui são feitas? Como chegamos a essas pessoas muitas delas ainda vindas de cidades vizinhas?

 

Esse constante desafio é o que faz com que a gente se reinvente no comércio.
Se movimente para ações que envolvam o consumidor para que ele sinta a essência do comércio, a diversidade de produtos, o atendimento que o acolhe aqui em Barra Mansa!
Eu convido você a olhar para seu negócio e pensar: quem é o meu cliente e qual ainda devo conquistar. 

Ele está aqui! Online ou passando em frente à sua vitrine. Ele está aqui! E nossa cidade, com todas essas cores representadas pelo comércio merece sempre  todo cuidado, toda atenção e atitude para manter de pé um grande gerador de emprego e renda que é o varejo local.


 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!