Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Conforme pesquisa da CNDL/SPC, pandemia impactou as finanças de oito em cada dez brasileiros

Ícone - Data de Publicação 15/02/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Conforme pesquisa da CNDL/SPC, pandemia impactou as finanças de oito em cada dez brasileiros

< Voltar para notícias



Para os brasileiros, a pandemia afetou diretamente suas finanças, é o que mostra levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil em parceria com a Offer Wise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, realizada em todas as capitais do país, para 62% dos entrevistados a situação econômica do país foi pior em 2020 do que em 2019, com uma diferença de 31 pontos percentuais em relação a 2019. No mesmo sentido, a situação financeira pessoal piorou para 45% dos entrevistados.

 

O motivo mais citado para a piora das finanças familiares é o fato de o salário/rendimento não ter aumentado na mesma proporção dos preços dos produtos/serviços (52%), seguido da redução da renda familiar (45%) e do desemprego do entrevistado ou de alguém da família (42%). 97% dos que tiveram piora nas finanças pessoais afirmam ter havido influência do cenário de pandemia, refletindo os impactos causados pela Covid-19 na vida financeira da maioria dos brasileiros.

 

Além disso, oito em cada dez entrevistados (81%) fizeram cortes no orçamento em 2020, principalmente para redirecionar o valor ao pagamento de contas básicas do dia a dia (53%), para conseguir guardar dinheiro (37%) e para o pagamento de contas em atraso (30%). Os consumidores fizeram cortes principalmente na compra de itens de calçado e vestuário (47%), refeições delivery e fora de casa (46%), e idas a bares e casas noturnas (39%).

 

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que o aumento do desemprego causado pela pandemia contribuiu para a piora do cenário econômico do país.

 

“O desemprego elevado é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo país agora em 2021, o que se agrava diante de um cenário de pandemia ainda não controlada, economia pouco aquecida, desentendimentos políticos e situação fiscal preocupante”, aponta Costa.

 

89% não conseguiram realizar pelo menos um dos projetos planejados para 2020

 

Quando perguntados sobre as experiências financeiras que vivenciaram ao longo de 2020, 37% afirmam que conseguiram pagar as contas em dia ao longo do ano. Apesar disso, 31% tiveram que abrir mão de produtos ou serviços que consumiam, 30% fizeram uso de alguma reserva financeira que possuíam e 27% ficaram desempregados.

 

Com relação aos projetos para 2020 que envolviam planejamento financeiro, 60% afirmam que conseguiram alcançar pelo menos um dos objetivos que haviam traçado. Os mais citados foram o pagamento de dívidas atrasadas (18%), a realização de algum tratamento médico (17%) e a formação de uma reserva financeira (13%).

 

Apesar disso, 89% não conseguiram realizar todos os projetos planejados para o último ano, deixando de atingir principalmente a reforma ou compra de uma casa (24%), a contribuição para a reserva financeira (23%) e a realização de uma grande viagem (23%). Os principais empecilhos para concluir tais projetos foram o aumento dos preços (50%), o fato de possuir pouco dinheiro (40%) e a situação de desemprego, seja do próprio entrevistado ou de algum familiar (30%).

 

De acordo com a pesquisa, 78% afirmam que a pandemia exerceu impactos na vida financeira da família, e com isto 49% passaram a evitar a compra de itens de vestuário sem necessidade, 44% cortaram ou diminuíram os gastos com lazer, 40% passaram a fazer mais pesquisa de preço e 38% reduziram as refeições delivery e/ou fora de casa.

 

Três em cada dez temem não conseguir emprego em 2021. 64% esperam vida financeira melhor

 

Mesmo com o ano difícil vivenciado pelo brasileiro em 2020, os sentimentos com relação a 2021 são positivos para a maioria.
Veja a palavra do presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos para uma avaliação de 2020


 

“Foi assim que atuamos em 2020. O primeiro ano de minha liderança e de nossa diretoria na CDL. Começamos com desafios enormes! Nessa matéria está um pequeno resumo do tanto que nossa entidade trabalhou para garantir ao setor varejista medidas que amenizassem, de alguma forma, os impactos da pandemia. Ao longo dos meses, mantivemos contato com quase que vários órgãos e parceiros para fazer valer as demandas dos nossos associados.  Juntos, equilibramos os desafios que vinham aparecendo mês a mês.  Vimos a importância da comunicação direta com a população e com nossos associados. Nossa equipe esteve sempre pronta a atender às demandas. A cada nova ideia ou sugestão, a diretoria acolhia, analisava e colocava em prática. Sem perder tempo, sem perder oportunidade de ajudar os empresários e seus negócios. São benefícios que salvaram milhares de empresas e preservaram muitos empregos.
Passados os momentos mais críticos dessa pandemia, temos certeza que a representatividade da CDL nunca foi tão necessária e eficiente. Vimos que somos mais que uma entidade representativa. E essa é uma conquista de todos nós! Nossa cidade recebeu grandes e novos investimentos.
Quanto poder tem o comércio!
E o que fica pra frente é a certeza de que temos que inovar mais, fazer sempre mais , antecipar, mais do já antecipamos. E junto ao nosso Sistema, formado pelas CDLs, FCDLs, SPC Brasil e CNDL, vamos continuar nossas articulações buscando soluções com as lideranças políticas, dando apoio efetivo aos associados e acompanhando

                                                                                                                                                                                                                                           

Fonte CNDL





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!