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Mau atendimento: ainda muito comum nas relações de consumo no Brasil

Ícone - Data de Publicação 22/03/2019      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Mau atendimento: ainda muito comum nas relações de consumo no Brasil

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Mesmo sendo a venda uma das atividades mais antigas e conhecidas no mundo, não são todas as pessoas (e empresas) que têm um processo estruturado e técnico.
Pesquisas revelam que entre os consumidores que já sofreram algum tipo de discriminação nas relações de consumo, a maioria destes, 80%, o constrangimento ocorreu de forma sutil e camuflada. 
 

Relação Empresa x Consumidor e mau atendimento
Essa é uma das principais barreiras no sucesso empresarial e um dos verdadeiros ruídos na comunicação na relação empresa x consumidor.
As barreiras acontecem na ordem tecnológica, de linguagem e psicológica em que o preconceito (percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas, hierárquicas, etc.) está encaixado. 


Enfim, comunicar-se adequadamente é um grande desafio e um condicionante para o bom atendimento ao usuário.
É fato que a linha que separa o mau atendimento do preconceito é bastante tênue, por isso, de acordo com o Sebrae, a qualificação e a capacitação do empresário e de sua equipe são de extrema importância. 


Qualificação
Nesses casos, o cliente não considera se é despreparo, inexperiência, falta de respeito ou mau atendimento. Quando a comunicação eficaz e respeitosa não acontece, o negócio não flui...a imagem da empresa vai ao ponto zero...a relação junto ao próximo fica manchada e difícil de ser perdoada.


Portanto, nessa matéria, convidamos você a fazer uma reflexão sobre “Como anda seu atendimento?” “Como andam as condutas de sua equipe?” “Como agir em situações que possam parecer embaraçosas?”  “ E como conquistar o cliente tendo como de partida, antes de mais nada, o respeito e ouvidos abertos a ele?”


Esteja preparado para atender sem pré-julgamentos, se colocando sempre à disposição e oferecendo um serviço personalizado...esse é o caminho para o respeito, sim! E progresso também!
 

E fica a dica:
Qualidade é um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem. (William Edwards Deming)

Manter os clientes satisfeitos não basta, é preciso encantá-los, ou melhor, surpreendê-los. (Philip Kotler)





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