Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

A tradição do comércio de Barra Mansa: Casa Glória completa seus 80 anos

Ícone - Data de Publicação 11/01/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - A tradição do comércio de Barra Mansa: Casa Glória completa seus 80 anos

< Voltar para notícias



O ano era 1941. Período em que acontecia o ataque dos alemães à União Soviética, resultando na Operação Barbarossa. Naquele ano, também foi criado o Ministério da Aeronáutica por uma fusão das forças aéreas do Exército e da Marinha do Brasil. Nascia Roberto Carlos, cantor e compositor que veio a se tornar o “Rei da música brasileira”. 

 

Neste mesmo ano, Barra Mansa recebia a Casa Glória que, hoje, 80 anos depois, continua funcionando em pleno vapor e no mesmo endereço, na Avenida Joaquim Leite, 597, no Centro da cidade. A tradicional loja especializada em tecidos finos foi fundada pelo imigrante sírio Assad Daoud Nasr e atualmente é administrada por seus netos Maria Aparecida, Márcio, Henrique, Sérgio e sua nora Málacky, viúva de seu filho Daoud Nasr, falecido em 2006. 

 

A história da Casa Glória teve início com a chegada de Assad Daoud Nasr a Barra Mansa. Imigrante árabe da cidade de Yabrud, Daoud chegou ao Brasil e instalou-se na cidade de Carrancas, no Sul de Minas Gerais, onde trabalhava como mascate. Pensando em oferecer melhores condições de vida a sua família, optou por vir para Barra Mansa, pois enxergou a cidade com grande potencial de crescimento. Então, em 11 de janeiro de 1941 foi fundada a Casa Glória, atuando no segmento de armarinho, tecidos, sapatos, entre outros. Quatro anos depois, Assad Daoud faleceu e a loja foi assumida por sua esposa, Maria, e seu filho Daoud Nasr.

 

“Meu pai sempre foi conhecido como o ‘Senhor Daoud da Casa Glória’. Ele foi sempre o nosso mentor, nosso guia, nosso amigo e, acima de tudo, nosso pai. Ele veio a falecer em 2006, dentro da loja, pois o amor que tinha por ela era incondicional. Chegamos a pensar que não teríamos como continuar, mas, com seus ensinamentos de honestidade, firmeza e fé em Deus, seguimos firmes e estamos aqui por ele”, conta a filha, Maria Aparecida Nasr. 

 

Com mais de 500 itens catalogados, o segredo para a loja se manter há oito décadas está na união. “São 80 anos. Nós somos a terceira geração. Nessas oito décadas, passamos por muita coisa. Tristezas, alegrias, vitórias, empreendimentos. Mas a nossa união, acima de tudo, foi o que nos deixou de pé até hoje, além, é claro, dos ensinamentos do nosso pai, que é trabalhar com honestidade, clareza, seriedade e responsabilidade”, explica. 

 

Em meio a tanta concorrência e diversas dificuldades, especialmente no último ano, a empresária cita algumas estratégias para manter o público fiel e conquistar novos clientes. “Somos um comércio forte, que veio de um passado glorioso, de um polo metalmecânico muito forte ao redor. A nossa estratégia sempre foi um diferencial, pois estamos na linha de frente sempre. Temos nossos funcionários, mas estamos diariamente junto com eles, fornecendo atendimento personalizado aos nossos clientes, como forma de mantê-los fiéis e satisfeitos. Buscamos por produto de qualidade e atendimento de excelência”. 

 

Vale lembrar que 2020 foi um ano atípico, repleto de desafios, sobretudo para o comércio. Maria Aparecida nasceu no comércio e conta nunca ter visto situação semelhante, com tamanha dificuldade. “Mas nosso pilar é muito forte e nosso comércio resistente. Tentamos driblar todas as dificuldades possíveis. Tivemos um período de comércio fechado, mas pudemos abrir por sermos considerados loja essencial, pois vendemos tecidos que confeccionam as máscaras. Mesmo assim, as dificuldades foram imensas. Mas é na dificuldade que a gente cresce, é na dificuldade que a gente cria novas opções e vê novos horizontes. Passamos a atuar nas redes sociais para interagir com nossos clientes e aderimos ao delivery como alternativa para que as vendas não parassem. Foi um ano diferente, cheio de desafios, mas estamos ultrapassando as dificuldades com muita força e fé em Deus”, ressalta.

 

O apoio das entidades representativas para o comércio de Barra Mansa é outro fator fundamental, segundo Aparecida. “O comércio é um pilar da economia da nossa cidade e do sul do estado. Por isso, as entidades têm um grande papel, tanto a CDL, que apoia o comerciante; o Sicomércio; a Prefeitura; e todos os órgãos que estão de braços abertos a nos apoiar, através de palestras, de campanhas e dos recursos que nos oferecem”. 

 

Emocionada ao finalizar essa entrevista, Maria Aparecida Nasr solicitou que fosse feito um agradecimento especial. “A toda população barra-mansense que, há 80 anos, acolheu meu avô que mal falava português e, anos depois, abraçou meu pai, o Senhor Daoud da Casa Glória. Ele foi nosso ícone, nosso precursor. Meu muito obrigada ao carinho da população, às entidades e a todos aqueles que nos acolhem há 80 anos. Esperamos ter forças para continuar contribuindo nesta cidade que tanto amamos”.  

 

Localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, a cidade Barra Mansa conta com um comércio forte e com boa oferta de serviços. Dados apontam que o comércio local representa atualmente cerca de 60% de emprego e renda no município, influenciando diretamente no progresso econômico da cidade e na manutenção de muitas famílias. Isso é possível com o trabalho de empreendedores dedicados e perseverantes. Assim como a família Nasr, da Casa Glória, o município abriga outras tantas histórias de sucesso, que ajudam a manter o comércio barra-mansense forte, vasto e cada vez mais crescente.


 
A CDL Barra Mansa parabeniza à empresa com tantos anos de história no comércio da cidade. "É um exemplo a ser seguido. A gente sabe das dificuldades de ser manter no mercado e ainda mais por todo esse tempo. Não apenas a CDL, mas a cidade como um todo ganha quando se tem uma empresa tão sólida e com todo esse tempo de mercado", diz Leonardo dos Santos, presidente da entidade.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!