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Loja de bairro: Uma relação de amor com o cliente.

Ícone - Data de Publicação 12/01/2018      Ícone - Autor André Oliveira - CDL BM



Foto - Loja de bairro:  Uma relação de amor com o cliente.

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Loja de bairro tem características muito peculiares. Como lidar melhor e tirar proveito de cada uma delas? 
O primeiro passo talvez seja “ser uma loja de bairro”. Comparar-se a todo momento com lojas do centro, em marketing, é como comparar manga com melancia. Embora ambas sejam frutas, são tão diferentes e atendem a desejos tão distintos, que a comparação entre elas não faz sentido. 
Loja de bairro conhece o cliente pelo nome, está próxima a ele todos os dias. Não é fria e impessoal. Esta proximidade é muito vantajosa para o lojista. Na hora da compra, ele conhece de perto o cliente e sabe do que ele gosta, a despeito das modinhas passageiras. Na hora da venda, ele traz aquele tratamento todo especial, que faz com que o cliente se sinta em casa, algo que ele não vê em nenhum outro lugar. 
Na hora de vender a prazo, a consulta do SPC é importante, mas o relacionamento com estes clientes e familiares pesa muito. É preciso cuidado.

 

  “Afinal o que meu cliente gostaria de comprar aqui perto, sem precisar sair para longe de casa?”

 

A loja de bairro está perto da casa do cliente e deve valer-se desta vantagem fundamental. Assim, a compra de conveniência tem grande peso nestes casos. Seja na compra de uma roupa ou acessório novo, ou no lanche com a família depois da escola dos filhos, as vendas por impulso ou por necessidades momentâneas são um ponto forte para lojas de bairro. 

 

Redes Sociais

 

As lojas de bairro são as que atingem melhor desempenho em campanhas de redes sociais, com o menor investimento em dinheiro. Como todos se conhecem, o envolvimento dos clientes e a viralização de conteúdo é muito mais fácil de se atingir, quando comparada a uma loja no centro. 
Para melhorar este resultado, fazer uso de fotos e vídeos com os próprios clientes ou pessoas conhecidas no bairro são uma excelente pedida. Homenagens a uma pessoa muito querida, por exemplo, atingem em cheio o coração de todos. 

 

Capacitação

 

Como a maioria dos programas de capacitação fica no centro, os profissionais dos bairros tem maior dificuldade para se locomover até lá. Mas isso não é empecilho. Os diversos programas de capacitação online disponíveis hoje ajudam muito! Só não podem deixar este quesito de lado. Como o relacionamento entre a loja e o cliente é muito forte, os resultados em treinamentos de atendimento ao público rendem lucros muito mais cedo nas lojas de bairro do que nos centros urbanos. 
Em resumo, loja de bairro é uma mistura perfeita entre negócios e uma boa dose de carinho. Quando você pergunta para qualquer adulto de hoje, sobre uma empresa que marcou sua infância, a esmagadora maioria se refere a uma loja de seu bairro. Faça valer esta oportunidade! Relação de confiança como esta pode durar por uma vida inteira.





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