6 dicas para falar com a terceira idade no Facebook.

Ícone - Data de Publicação 01/03/2019      Ícone - Autor CDL Barra Mansa

Foto - 6 dicas para falar com a terceira idade no Facebook.

A participação dos idosos nas redes sociais tem aumentado significativamente nos últimos anos. Especialmente no Facebook, onde já são maioria em algumas fanpages, enquanto os jovens migram gradativamente para o Instagram.

Contudo, a terceira idade tem revelado uma meira muito peculiar no uso da ferramenta. Leve isso em conta ao se comunicar com este público nas redes:

1. “Ele mandou pra mim.”

A maioria dos idosos não concebem a rede socia como um grande painel onde todos falam com todos de forma genérica. Ao receber uma publicação de determinada loja, ele percebe como “a empresa falando diretamente comigo”. Assim não é raro ouvir comentários do tipo “O Roberto Carlos me mandou um convite do show que ele vai fazer na próxima semana. Vamos?”  Leve esta “pessoalidade” em conta ao criar suas postagens.

2. Cuidado com promoções antigas.

As datas de publicações aparecem em letras muito pequenas e maioria das pessoas não concebe claramente o que é um “algoritmo” decidindo o que vai aparecer na sua tela. Assim, não deixe promoções antigas na página de sua empresa, por mais que as postagens contenham comentários bacanas e elogios à empresa. Se o idoso vir alguma delas, ele vai entender que estão em vigor agora. Ao chegar na loja e não encontrar o que foi prometido, ele vai se sentir enganado, não importa o quanto você tente explicar a situação.

3. Bom dia, com muito amor.

Sabe aquelas inúmeras mensagens carinhosas desejando bom dia e trechos de poesias que quase todo mundo nem abre ao receber? Pois os idosos adoram. Capriche nos vídeos e posts neste estilo e sua empresa vai ganhar um lugarzinho especial no coração deles.

4. Se for importante, use o telefone.

Feed do Facebook, Stories, comentários no post, publicação na timeline, Messenger, mensagem via WhatsApp, Direct do Instagram... Convenhamos, é muito fácil se perder em meio a tantos canais diferentes de acesso. Assim, se for falar algo importante com seu cliente idoso, use o telefone ou mesmo o email dependendo do caso. Além de atenção especial, sua empresa vai evitar inúmeros mal-entendidos.

5. Imagens claras e LETRAS GRANDES.

A regra vale para todos, mas aqui requerem cuidado especial. A maioria dos idosos tem dificuldades de visão e muitos evitam os óculos por questões estéticas até. Não é à toa que configuram o celular para exibir as letras em tamanho grande.  Pense nisso ao publicar uma imagem com texto. Facilite a vida para o cliente e ele vai saber retribuir.

6. Defina a idade, sexo e interesses ao fazer um anúncio.

Ao criar um anúncio para a terceira idade no Facebbok, defina claramente a faixa etária do público alvo, seu sexo a lista de interesses que ele deve ter. Isso ajudará a ferramenta a levar cada publicação ao destino correto. Pagar para a plataforma entregar para um jovem de 18 anos e curte a Anitta, um anúncio destinado ao idoso que gosta do Wanderley Cardoso é perda de tempo e dinheiro.

Imagem: Flaticon.com