Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
10/05/2021
CDL BM
O Parque Natural Municipal Centenário de Barra Mansa, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças, foi reaberto à população. A medida, estabelecida por meio do Decreto Municipal nº 10.247 do dia 7 de maio de enfrentamento à Covid-19, abrange outras praças públicas do município e estabelece as condições de uso dos locais, sendo terminantemente proibidas aglomerações, além da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial e a manutenção do distanciamento social.
O Parque voltou a funcionar das 6h às 20h, atendendo aos desportistas que praticam caminhada, corrida e outras atividades físicas no espaço. O horário atende a quem opta pela prática dos exercícios físicos antes ou depois do expediente de trabalho. Como no período de outono, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas, o espaço é uma boa alternativa para quem deseja praticar as atividades com maior segurança e tranquilidade, já que no espaço existe a presença constante da Guarda Municipal. O Parque também é utilizado para a recreação das crianças que moram nas imediações.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, destacou que nesta etapa de reabertura do Parque foram instalados novos coletores de lixo com a finalidade de estimular a prática adequada da coleta seletiva. O recolhimento de recicláveis é feito pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), através de parceria com a CoopCat (Cooperativa Mista dos Catadores de Materiais Recicláveis), abrangendo sistematicamente 62 dos 105 bairros de Barra Mansa, uma vez por semana.
Com um belo espaço verde para o descanso e prática de atividades ao ar livre, o Parque Centenário faz parte do crescimento urbano de Barra Mansa já no século XIX, sua construção marcou a urbanização da cidade ao nível das capitais brasileiras da época. É formado por diversas espécies arbóreas trazidas de várias partes do mundo e dotado de um coreto, dois lagos em estilo francês, com peixes da espécie tilápia e pequenos animais, como pássaros, patos, micos e o bicho preguiça, que confere o nome popular ao local de Jardim das Preguiças.
O parque foi projetado pelo renomado paisagista August François Marie Glaziou, conhecido como o “paisagista do imperador”, que planejou diversos parques e jardins famosos na capital e nas principais cidades do então Império Brasileiro. O "Jardim de baixo" como era chamado, foi composto de espécies trazidas de várias partes do mundo como a canforeira do ceilão, as figueiras da índia, as Palmeiras Imperiais das Antilhas, as esterculas fétidas da china, e as primeiras mudas de eucaliptos australianos que foram plantadas no Brasil. Dotou o Parque do famoso lago em estilo francês, bem como construiu o coreto para apresentações musicais. Em 1991 o parque imperial foi reorganizado pelo também importante paisagista Roberto Burle Marx.
“Para toda população ter uma área verde segura no centro da cidade é um benefício enorme. E a reabertura do Parque trará tanto essa oportunidade à comunidade quanto benefícios também ao comércio naquela localidade que muito sofreu com as obras e o fechamento do espaço, as mudanças bem como com a pandemia, como em todos os lugares. O local conta com uma diversidade de lojas do varejo e da gastronomia e certamente essa reabertura – aos poucos – ajudará no desenvolvimento econômico da cidade”, acredita Leonardo dos Santos, presidente da CDL BM.
Fonte: PMBM
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!