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Páscoa 2025: varejo se reinventa com otimismo nas vendas apesar da alta dos preços

Ícone - Data de Publicação 13/04/2025      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Páscoa 2025: varejo se reinventa com otimismo nas vendas apesar da alta dos preços

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A Páscoa de 2025 evidenciou a resiliência do varejo brasileiro diante de desafios econômicos, destacando a importância de estratégias adaptativas e inovação para manter a competitividade e atender às expectativas dos consumidores.

Apesar do cenário desafiador para o varejo brasileiro, marcado por aumentos significativos nos preços de produtos tradicionais, como o cacau,  o setor estima que as vendas do varejo para a Páscoa totalizariam R$ 3,36 bilhões, representando uma queda de 1,4% em relação ao ano anterior, já descontada a inflação .​

De acordo com a CNDL/ SPC Brasil, cerca de 103 milhões de consumidores devem realizar compras para a Páscoa em 2025 e os consumidores pretendem gastar, em média, um total de R$247 com as compras de Páscoa; adquirindo em média 5 produtos. Os filhos (55%) serão os principais presenteados, em seguida as mães (39%), cônjuge (39%), sobrinhos (27%) e o próprio entrevistado (26%).

“O consumidor está com dificuldade em manter as contas em dia, o orçamento está apertado, por isso temos uma queda no número de pessoas que irão às compras. Mesmo assim, a data tem uma movimentação importante no comércio de todo o país. Neste momento vale a criatividade do lojista em ter opções mais baratas e de lembranças que caibam no bolso das pessoas. Sabemos que o brasileiro tem a tradição de comemorar a data, por isso apesar da cautela, as pessoas não deixarão de fazer alguma compra”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Em resposta aos desafios, o setor varejista adotou estratégias para atrair consumidores, como a diversificação de portfólio e a oferta de produtos alternativos, como bombons e barras de chocolate, que apresentaram crescimento estável nas vendas.
 

Venda para Páscoa em Barra Mansa​
Apesar dos desafios , é uma data que traz fomento à economia e movimento nas ruas e nós, empresários, precisamos estar preparados.
"As vitrines são o maior atrativo para público, ao passar em frente a uma vitrine enfeitada e com elementos que remetem a Páscoa o consumidor terá vontade de entrar na loja e conhecer os produtos. Preços atrativos e demonstrativo dos produtos também são uma estratégia para atrair o consumidor que primeiro compra com os olhos. Preparem-se, lojistas, será uma semana de grande fluxo nas ruas", acredita o presidente da CDL Barra Mansa, Gleidson Gomes.





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