Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

CDL Barra Mansa otimista com ampliação do horário do comércio

Ícone - Data de Publicação 26/08/2020      Ícone - Autor CDL BM



Foto -  CDL Barra Mansa otimista com ampliação do horário do comércio

< Voltar para notícias



O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, assinou no dia 20 de agosto, o Decreto n° 9934 que dispõe sobre o funcionamento das atividades empresariais no âmbito do enfrentamento à Covid-19. Segundo o documento, os comércios do centro da cidade podem funcionar agora das 11h às 19 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados das 9h às 14 horas. Já as megalojas Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Cem poderão funcionar de 7h às 15 horas. Já o comércio nos bairros e as lojas de serviços essenciais mantêm seus horários antigos. A ampliação do horário era uma solicitação da CDL Barra Mansa para que houvesse mais comodidade para os consumidores e evitasse aglomerações nas ruas da cidade. 


 
“Essa medida ajuda a retomar, aos poucos, a flexibilização. Precisamos nos readaptar a atual realidade e a esta nova forma de trabalhar. O lojista tem uma demanda grande para que o horário volte ao normal e estender o funcionamento, por algumas horas que seja, já é um bom sinal que estamos conseguindo retomar à normalidade”, disse o presidente da entidade, Leonardo dos Santos, lembrando, no entanto, que os cuidados ainda se fazem necessários. “Os lojistas devem disponibilizar álcool em gel para os clientes, cobrar o uso de máscara e evitar aglomerações em seus estabelecimentos. Vencer esta pandemia é dever de todos, comerciantes, consumidores e população em geral”. 


 
A ampliação do horário do comércio, de fato, agradou os comerciantes que esperam compensar as vendas perdidas durante o período de restrições mais rígidas, quando as lojas precisaram ficar fechadas. É o caso de Christiane Mohalem, lojista no segmento de brinquedos e papelaria. “Para nós, comerciantes, é muito bom que as coisas voltem ao normal aos poucos. É o que chamamos de ‘novo normal’, com as devidas proteções e cuidados. Ter mais uma hora no nosso dia para realizarmos o trabalho é importante, uma vez que os clientes também terão mais tempo para irem às ruas e, assim, evitar as aglomerações”, pontuou. 


 
Rômulo Gonçalves é dono de uma joalheria e concorda que o novo horário vai facilitar a vida de todos. “As pessoas poderão sair dos bancos e resolver suas coisas de forma mais rápida e, com isso, voltar às suas casas, diminuindo assim o fluxo nas ruas. Esta mudança será muito significativa também para os comerciantes, que terão mais oportunidades para atender seus clientes. Todos juntos, cada um fazendo sua parte, venceremos este vírus”. 


 
O Decreto n° 9934 ainda define que bares, restaurantes e lanchonetes deverão manter as regras por, pelo menos, mais dez dias. Entre as normas, constam o horário de funcionamento restrito até às 23h; uso de, no máximo, 50% das mesas; aferição de temperatura de clientes na entrada, para estabelecimentos com capacidade para mais de 40 pessoas; além da proibição de mesas nas calçadas e permanência de clientes em pé no interior desses locais. O comerciante que descumprir as normas poderá sofrer penalidades estabelecidas pela legislação municipal. 


 
Retomada e otimismo


 
A Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pela FGV em parceria com o Sebrae, aponta que 76% dos pequenos negócios já estão funcionando, sendo a maioria (63%), porém, de forma diferente de como era antes da crise causada pela pandemia. O levantamento também mostra que houve uma melhora no nível de endividamento dos pequenos negócios. De 40% dos empresários que possuíam empréstimos ou dívidas em atraso em junho, o número caiu para 36%. Outro dado importante levantado pela FGV e Sebrae afirma que a busca pela inovação e digitalização das empresas deixou de ser uma tendência e passou a se tornar realidade para 66% dos pequenos negócios, sendo que, entre as diferentes plataformas, a versão comercial do WhatsApp é a ferramenta digital mais procurada. Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o resultado da pesquisa mostra que “um novo cenário começa a se desenhar, com melhores expectativas para os donos de pequenos negócios e que o importante agora é manter esse ritmo positivo daqui para frente”. 
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!