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20/02/2025
CDL BM
O carnaval é reconhecido como um dos maiores eventos culturais e econômicos do Brasil, destacando-se não apenas pela magnitude das festividades, mas por seu impacto direto e indireto em uma ampla gama de setores.
A cadeia produtiva dessa grande festividade é uma rede interconectada que envolve uma alta variedade de profissionais de comércio e serviços.
Os impactos vão desde a demanda por profissionais que trabalham na concepção artística até aqueles que atuam na execução logística dos eventos, representando, assim, uma importante fonte de renda para muitas comunidades em diversas regiões do país.
Hotéis, bares, restaurantes, costureiras, músicos, motoristas e muitos outros profissionais veem no carnaval uma das épocas mais movimentadas e lucrativas do ano.
Esse cenário oferece às micro e pequenas empresas (MPEs) uma oportunidade única de se destacar, pois, ao contrário das grandes corporações que, muitas vezes, seguem estratégias padronizadas, as MPEs têm a agilidade e a flexibilidade necessárias para inovar rapidamente e atender às demandas do público de forma personalizada.
Fique de olho em algumas tendências que podem ajudar os pequenos negócios a se posicionarem estrategicamente, oferecendo produtos
e serviços que se alinhem às expectativas do público:
Impactos positivos
Os benefícios de adotar práticas sustentáveis, inclusivas e diversas vão além do impacto imediato no faturamento. Eles também fortalecem a reputação da empresa, atraem novos públicos e criam parcerias valiosas com outros negócios e organizações que compartilham os mesmos valores.
Práticas responsáveis
Em uma era em que consumidores e investidores valorizam práticas responsáveis, as MPEs que lideram esse
movimento têm maior chance de atrair apoio e fidelidade.
Criatividade e responsabilidade
A adoção de práticas como a produção de fantasias sustentáveis, o uso de embalagens compostáveis, a valorização da cultura local e a criação de eventos inclusivos são exemplos de como é possível alinhar a criatividade e a responsabilidade.
Valores sustentáveis
Adotar estratégias que integrem esses conceitos permite que os pequenos negócios se destaquem em um mercado competitivo e conquistam não apenas clientes, mas verdadeiros defensores da sua marca.
Tendências e estratégias
Os pequenos negócios precisam estar atentos às tendências mais adequadas para seus empreendimentos, adequando estratégias que envolvam a integração de variados canais, foco em experiência, especialização e adoção de tecnologias de forma proporcional ao tamanho da sua empresa.
Hábitos de consumo dos clientes
Conhecer seus hábitos de consumo permite que as empresas gerem valor através de entregas que condizem com a expectativa do consumidor, criem conexões profundas com ele e compreendam nuances de comportamento que interferem nas decisões de compra.
CDL BM orienta para que empresários redobrem a atenção nas transações comerciais
De acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval 2025 movimentará R$ 12,03 bilhões em receitas, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.
"Uma data que certamente traz fomento para o comércio local, em diferentes setores, independente de sermos uma cidade turística. A folia apresenta várias oportunidades de vendas, mas também é preciso adotar algumas medidas de segurança, para o varejista não ter prejuízo. Por isso, comerciantes e lojistas redobrarem a atenção em suas transações comerciais durante o período de festejo e ao longo de todo ano", disse o presidente Gleidson Gomes, alertando sobre venda com segurança, reforçando sempre o acompanhamento das operações pelos aplicativos e canais de venda da empresa para evitar prejuízos.
Fonte Sebrae
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