Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Quais são as principais dúvidas do MEI?

Ícone - Data de Publicação 09/03/2020      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Quais são as principais dúvidas do MEI?

< Voltar para notícias



Algumas questões ainda são desconhecidas do grande público e, por isso, o SEBRAE preparou uma matéria com as dúvidas mais comuns e suas respostas para auxiliar quem pretende iniciar nesta jornada.


Por que ser um MEI?


Empreender no mercado digital é algo muito simples e alimenta o sonho de conseguir a independência financeira em muita gente. Outras pessoas têm facilidade na produção de alimentos e roupas, mas não conseguem alavancar as vendas e os seus negócios não se consolidam.


Abrir uma empresa, alugar um escritório físico e seguir todos procedimentos burocráticos são ações caras e atrapalham os objetivos iniciais do pequeno empreendedor.
Para facilitar esse caminho é que foi criado o modelo jurídico do microempreendedor individual. Essa modalidade atende CNPJ que fatura até R$ 81 mil por ano, pode registrar até um funcionário e conseguir empréstimos com juros menores.


Ou seja, se você quer formalizar seu pequeno negócio, este é o caminho hoje mais simples.


Todo segmento pode ser MEI?


Não. Embora a lista de atividades permitidas seja bem ampla, são atualmente mais de 500, não são todos os setores que podem se formalizar nesta modalidade.
Se você tem dúvida sobre alguma atividade profissional, a nossa orientação é que consulte o site oficial ou uma unidade do Sebrae para mais informações.


Quais impostos são cobrados do MEI?


Esta é uma das facilidades que este programa trouxe. Com encargos reduzidos, o microempreendedor paga R$ 51 por mês, independente do faturamento. Este valor engloba impostos estaduais e contribuição previdenciária.


O MEI declara imposto de renda?


Como pessoa jurídica, o MEI emite um formulário próprio, chamado de declaração anual. Todo mês de maio o proprietário é obrigado a enviar este documento aos cuidados da Receita Federal. É este processo que garante a manutenção ou não da empresa nas regras do programa.


Contudo, o proprietário é sim obrigado a fazer a sua declaração anual. Este ano, por exemplo, o prazo para enviar o IR 2020 vai de 02 de março até 30 de abril. Fique atento!
Sou registrado, posso ser MEI também?


Sim, nada impede a sua formalização, mesmo que esteja contratado por outra empresa. Porém, é preciso ficar ciente que a formalização de um CNPJ atrelado ao seu CPF ai te excluir de um possível auxílio de seguro-desemprego por uma futura demissão.


O benefício é concedido para garantir a renda, provisória, a trabalhadores que saíram de seus cargos. A Previdência Social entende que ter um CNPJ com faturamento ativo atrelado CPF indica que tal trabalhador continua sua capacidade financeira e bloqueia o recebimento do seguro.


Como me tornar um MEI?


Essa etapa é bem simples. Você precisa entrar no Portal do Empreendedor, fazer um cadastro simples com informações pessoais, escolher a atividade econômica, nome e endereço que pretende usar e enviar as declarações solicitadas.


Cumpridas tais etapas, você terá acesso a um CNPJ e ao sistema para emissão de notas fiscais e demais procedimentos.


CDL Barra Mansa & MEI


Sendo MEI, você poderá ser associado à CDL Barra Mansa  e usufruir dos benefícios que a entidade oferece em seus produtos, serviços, cursos, convênios entre outros.


Fonte SEBRAE





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!