Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Quais as características de uma liderança de sucesso?

Ícone - Data de Publicação 17/10/2018      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Quais as características de uma liderança de sucesso?

< Voltar para notícias



Mais do que um gestor, mais do que um chefe, o líder traz para a empresa e sua equipe características que vão além de uma administração eficiente. Conhecidos por serem inspiradores, eles encantam e envolvem toda a equipe em busca de um objetivo em comum. Atualmente, as mudanças tecnológicas e seus impactos nas relações e nos negócios vêm questionando o papel de liderança e a urgência de adaptar antigos modelos aos tempos modernos.


Mestre em Ciência pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Estratégia e Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Marcos Alencar trabalhou por 20 anos como executivo da área de tecnologia no Brasil e nos Estados Unidos. O empreendedor e acadêmico apresenta um novo olhar sobre liderança e relações institucionais. “A primeira questão é uma mudança de mentalidade do que significa ser líder hoje. Ser líder hoje é olhar para a rede, para a comunidade e trabalhar com objetivos comuns, mas, sobretudo, escutando a rede, escutando os outros líderes. Só assim é possível uma liderança nova, com uma nova mentalidade”, declara.


Alencar destaca a importância das conexões sociais e o papel no associativismo do século XXI. “Acredito que, coletivamente, a gente toma melhores decisões. Portanto, quanto mais o varejo ou qualquer outro setor trabalhar com essa mentalidade de inteligência coletiva, tentando extrair o melhor que a gente tem da nossa humanidade, da nossa inteligência e da nossa racionalidade, melhores os nossos negócios serão”, avalia.


Como presidente da principal rede associativista do setor de varejo, José César da Costa, à frente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), acredita que um líder deve ser inovador, confiante e otimista. “Quando reflito sobre o que é preciso para se construir um líder nos dias de hoje e para amanhã, me vem à mente as palavras ‘capacitar’, ‘nortear’, ‘dirigir’ e ‘liderar’. Nós estamos perseguindo isso dentro do Sistema CNDL, procurando nos capacitar e nos atualizar para enfrentar os desafios e saber identificar as oportunidades quando surgirem”, afirma.
José Salibi Neto, um dos fundadores da plataforma de conhecimento sobre gestão HSM Educação Executiva, relembra um aprendizado de sua convivência com Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna. “Toda vez que eu perguntava algo sobre o futuro, ele me falava para olhar para o passado”, revela.


O líder do futuro precisa ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e os outros, ter alinhamento emocional e focar nos resultados.

Gestão no mundo tecnológico


Para Salibi Neto, a capacidade de compreensão do mundo tecnológico é uma habilidade fundamental de liderança nos dias atuais. “Se você tem um líder que é inspirador, um bom comunicador, que tem um bom trabalho em equipe, mas não tem a capacidade de leitura tecnológica, não adianta nada. A tecnologia traz cada vez mais ciência para nós. Então, além de todas aquelas qualidades antigas, outras vão aparecer com o tempo também. É preciso estar conectado o tempo inteiro”, aconselha.
O especialista destaca que gestão é sempre sobre pessoas. “A tecnologia cresce mais rápido que nossa capacidade de compreensão e vai continuar crescendo cada vez mais rápido. Líderes que têm a habilidade e treinam para ler o ambiente vão ter muito sucesso. Novas ciências – hologramas, ciborgues, carros voadores, chips biônicos, tecnologia telepática – estão começando agora e quem conseguir acompanhar isso terá sucesso”, comenta.


Salibi Neto destaca grandes empresas que não conseguiram se adaptar aos novos tempos e exemplos de novos modelos de negócios, cada vez maiores. 
“Hoje, o mundo está cada vez menos físico, menos proprietário. Saímos de uma sociedade de consumidores para uma sociedade de usuários. Isso muda muito a maneira como nós lideramos uma empresa”, analisa.


“As empresas vitoriosas da nova era são mais ágeis e flexíveis. Aprendem a ter uma gestão baseada em dados, utilizando a tecnologia como principal plataforma. Adotam um novo padrão de conhecimento, desintegram cadeias de valor tradicionais e constroem modelos mais enxutos, estabelecendo paradigmas de mercado.”

Fonte Revista Varejo S.A





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!