Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
05/06/2019
Thais Mattos
Em setembro de 2018, o Centro de Tratamento de Resíduos de Barra Mansa inaugurou a primeira Central de Geradora de Energia do Sul Fluminense.
Desde então, a unidade produz energia elétrica usando o biogás - que é gás proveniente da decomposição do lixo que, traz ganhos diversos principalmente na questão da redução do efeito estufa.
Por mês são gerados 635.000 kWh, volume que abastece cerca de quatro mil residências todo mês.
Pioneiro na instalação do Centro de Tratamento de Resíduos, município auxilia outras cidades no tratamento do lixo.
Os lixões ainda são um grande desafio para a maioria dos municípios brasileiros. Ainda nos dias de hoje há cerca de três mil lixões espalhados pelo país, contaminando a atmosfera, o solo e os lençóis freáticos.
Buscando melhorias nesse sentido e qualidade de vida como um todo, Barra Mansa se torna a pioneira na Região Sul Fluminense por meio do funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).
A unidade, localizada no Km 3 da Estrada Bananal, recebe diariamente 750 toneladas de resíduo, porém sua capacidade total chega a 950 toneladas/dia.
Destinação ambientalmente correta do lixo do município
De acordo com o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, o CTR foi inaugurado em 2012 visando atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desde então o município adotou um modelo de gestão de resíduos regionalizada, garantindo a preservação do meio ambiente e a constante busca pelo reaproveitamento dos resíduos. O procedimento, além do ganho ambiental, permite fomentar a economia, por meio da geração de aproximadamente 150 empregos diretos e indiretos, arrecadação de impostos (ISS) e pagamento de outorga pela operação do aterro sanitário, que rende aos cofres do município cerca de R$ 90 mil/ mês, acrescidos de outros R$ 18 mil referentes à outorga do biogás. O tratamento adequado do lixo ainda permite ao município parcela maiores dos recursos do ICMs Verde.
Diferença entre Lixão e Centro de Tratamento de Resíduos
Os lixões são áreas de despejo de lixo a céu aberto, sem qualquer medida de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, com alto risco de contaminação do solo e do lençol freático e atração de animais vetores de doenças. Nos aterros sanitários, ao contrário, existe todo um projeto de topografia, de preparação e impermeabilização do solo. Também há total controle sobre os resíduos enviados pelas prefeituras e empresas privadas. A finalidade é garantir a disposição dos resíduos sólidos urbanos sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. É considerada uma das técnicas mais eficientes e seguras de destinação de resíduos.
PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO LIXO JÁ É REALIDADE
Dotado de tecnologia avançada, o CTR produz biogás a partir dos resíduos, ou seja, o gás oriundo da decomposição do lixo é captado em tubulações, gerando assim energia ao município.
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!