Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Conviver na divergência

Ícone - Data de Publicação 23/11/2018      Ícone - Autor Sistema CNDL | SPC Brasil



Foto - Conviver na divergência

< Voltar para notícias



O Brasil acaba de sair de um período eleitoral tenso, de extrema polarização política, que tomou conta de boa parte das relações. As opiniões divergentes se acirraram e as pessoas defenderam seus pontos de vista avidamente. O problema é que junto com isso, intolerância, agressão verbal, sentimentos e emoções à flor da pele acabaram em relações estremecidas. E nos ambientes de trabalho? O que fica de lição ao lidar com opiniões divergentes?


Algumas empresas se posicionaram publicamente a favor de um candidato ou partido e, na visão de especialistas, essa atitude pode se mostrar muito arriscada. Afinal, os políticos passam, mas a relação com seus públicos permanece. O negócio precisa estar ligado a ideias e não a pessoas.  Para Marcus Salusse, coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas, empreendedores não devem apoiar candidatos, mas, sim, causas. “Vá atrás de ideias e conceitos que tenham a ver com o seu negócio, com a sua proposta de valor e com o que sua empresa acredita. Questões que sejam suprapartidárias e perpassem os partidos políticos.”


O modo como lidamos com as divergências dizem muito sobre a nossa própria personalidade e como entendemos as relações de poder, hierarquia e lideranças. Ter um funcionário que destoa totalmente dos propósitos da organização é sinal que ele não entende ou não está inserido na cultura empresarial.

 

Mantenha vivo o propósito de sua empresa

 

Para Hilaine Yaccoub, cientista social e doutora em Antropologia do Consumo, a cultura da empresa precisa ser cuidada diariamente, pois ela é feita por diferentes pessoas que possuem diversas origens. “Mesmo quando possuímos valores, opiniões, bandeiras, crenças ou moralidades divergentes precisamos entender que naquele momento, no campo do trabalho, precisamos estabelecer um mesmo objetivo”, avaliou. 


Para enfrentar os reflexos dos posicionamentos diferentes, é preciso contar com o bom senso e compreender o ambiente de trabalho. É preciso levar em conta se a empresa dá margem para debates, se é um local mais rígido ou tradicional, se ela proporciona momentos para esse tipo de discussão, se existe mais flexibilidade e pluralidade de ideias e como são as pessoas que trabalham com você.


A tendência é expressar pontos de vista com argumentos para convencer o outro, “mostrar que eu estou certo e o outro errado’, que além de afetar o relacionamento, impacta no desempenho das tarefas. 


 A empresa e a vida em sociedade não podem se tornar um grande tribunal. No momento em que as polaridades se fazem presentes e reproduzem violências simbólicas, é preciso exercitar o lugar da escuta, e relativizar as linguagens. Precisamos enxergar o outro para além das suas convicções políticas porque precisamos, de fato, uns dos outros, e aprender a conviver com a diferença é uma questão de sobrevivência em tempos atuais. As afinidades precisam ganhar destaque, serem valorizadas e as relações, alimentadas.

 

Fim do ano

 

Bom, o fato é que o desejo de todos é de prosperidades, com a retomada da estabilidade, de investimentos e crescimento no Brasil. Fim do ano é o momento de assumir uma postura proativa para preparar um futuro que já chegou, exercendo a criatividade e a colaboração.
 As confraternizações de fim de ano são muito esperadas pelos colaboradores e são uma excelente oportunidade para empresa deixar uma mensagem positiva, reforçar que o sucesso e a conquista dos objetivos dependem diretamente da integração, da colaboração e do relacionamento. As pessoas geralmente se sentem mais dispostas a esquecer as turbulências, renovar suas esperanças e focar esforços no alcance de um resultado melhor. Por mais que pareça simbólico, as confraternizações marcam o encerramento de um período e o início de um novo ciclo. Então, vale planejar esse momento com carinho para unir e pacificar as equipes.

Fonte: Renata Dias - Sistema CNDL e SPC Brasil





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Assembleia

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

23/05/2024 19:30h CDL Barra Mansa

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA OS ASSOCIADOS EFETIVOS

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!