Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Open banking: entenda as mudanças que impactam os negócios.

Ícone - Data de Publicação 09/01/2019      Ícone - Autor Sistema CNDL | Revista Varejo S.A.



Foto - Open banking: entenda as mudanças que impactam os negócios.

< Voltar para notícias



As inovações movem o mundo dos negócios e motivam empresários a investir em novas tecnologias para atender às demandas do mercado. Isso não seria diferente no segmento varejista, em que ferramentas tecnológicas permitem às empresas alcançar novos públicos e acelerar a entrega de novas experiências.

 

O que é isso? 

 

O conceito de open banking é amplo e abrange as inovações e a criação de novos negócios, principalmente na área digital, ligados às instituições bancárias, à integração de sistemas e ao compartilhamento de dados entre empresas.  

 

Nele, as instituições financeiras disponibilizam informações sobre seus clientes a outras empresas, por meio de Application Program Interfaces (APIs). O compartilhamento de dados e informações permite uma melhor integração, agilidade e uniformidade na prestação dos serviços, para oferecer ao consumidor final uma ampla gama de produtos financeiros em um mesmo ambiente digital. A intenção do open banking é que as instituições financeiras possam focar nas principais atividades da área, além de permitir às empresas especializadas em tecnologia a criação e o desenvolvimento de aplicativos para atender às outras necessidades dos clientes.

 

Financeiras no mundo digital

 

Dentro desse cenário, as fintechs ganharam destaque. Essas empresas, já conhecidas pela facilidade de oferecer serviços que envolvem diversas tecnologias, assumiram o papel de integrar o sistema financeiro aos clientes finais, criando um ecossistema favorável tanto às instituições financeiras quanto aos usuários.

 

Ricardo Taveira, CEO da fintech Quanto, explica os benefícios do open banking. “Em tese, permite que o usuário monte sua própria plataforma financeira com produtos variados, que são agregados em uma única interface digital”, ressalta.

O executivo destaca também as vantagens para os lojistas: “É uma tendência para o varejo e o atacado no próximo ano: incorporar produtos considerados bancários, como contas digitais, para facilitar a interação com os usuários e outras instituições”.

A empresa foi criada em 2015 e se apresentou ao mercado como a primeira plataforma ponta a ponta de open banking do Brasil. A Quanto conecta bancos, fintechs e usuários de forma ágil e segura. Para isso, disponibiliza ferramentas e soluções para a construção de produtos e serviços financeiros inovadores que possam ser controlados pelo usuário, por meio de um aplicativo de fácil acesso.

O executivo ressalta que a Quanto é uma plataforma segura de gestão financeira para pessoas físicas ou jurídicas e preza pela informação dos usuários. “Atuamos como procuradores de nossos clientes, sempre por sua conta e ordem. A Quanto é o futuro dos serviços financeiros: customizados, automatizados e com o usuário no controle, sempre”, explica.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!