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Como o empresário local pode vender para Marketplaces?

Ícone - Data de Publicação 02/12/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Como o empresário local pode vender para Marketplaces?

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Vamos começar pelo conceito de marketplace: o que é? A resposta é: uma grande loja virtual permite que diferentes lojistas virem seus parceiros de vendas. De um lado, o e-commerce oferece toda a plataforma de vendas e influência de uma marca consolidada.  
Do outro, o lojista pode utilizar uma estrutura pronta de vendas para atrair o consumidor e  gerar negócios para si próprio. É como se o pequeno comerciante pudesse utilizar a estrutura de sites como esses para começar a expor e vender  seus próprios produtos para todas as pessoas que os acessam. Funciona como um shopping center pela internet, onde vários lojistas, das mais diferentes categorias, podem utilizar um espaço relevante e muito frequentado para vender seus  produtos.


Alguns exemplos de marketplace: Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino, Netshoes são alguns deles e, segundo pesquisa, com grandes porcentagens de acessos e vendas. 
Cada marketplace tem um modelo de cobrança, mas em geral, a maioria dos canais não costuma cobrar taxas de cadastro e mensalidade e sim uma comissão sobre pedidos aprovados por meio de suas plataformas.

Existem marketplaces para a oferta de produtos novos e usados e até serviços. Alguns sites permitem a venda apenas para o consumidor final, no varejo; e outros permitem a venda para CNPJs, no atacado.


Empresário, caso esteja pensando em usar esse  canal, lá vai uma dica:


 Para precificar seu produto nos marketplaces, esqueça os preços definidos em sua loja física ou e-commerce. Comece a conta por quanto gastou para comprar o item, para armazenar em seu estoque, com salários de sua equipe dedicada à operação no marketplace e despesas gerais do escritório e negócio. Assim você consegue entender seu custo de venda neste canal.
Depois, considere a margem de lucro que espera  receber com a venda e, claro, adicione a comissão de venda. Para o consumidor, a vantagem está e, poder comprar produtos de segmentos distintos, e de diferentes lojistas e adquirir tudo em um único carrinho, em uma loja que ele já conhece e confia, efetuando um só pagamento.

Esse modelo de vendas oferece vantagens aos lojistas em muitos sentidos, e, por isso, vem sendo procurado por negócios de todos os tamanhos.





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