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02/04/2018 CDL Barra Mansa - André Oliveira
Como funciona a nossa mente hora de decidir sobre uma compra?
Como estimular o cérebro humano em uma relação de parceria ou consumo?
Quais as diferenças de comportamento entre homens e mulheres ao comprar e como uma empresa pode agir para melhorar seus negócios a partir destas técnicas?
Estes e outros temas serão abordados na palestra gratuita NEUROVENDAS, que o Sebrae e a CDL Jovem realizam na sede da CDL BM, na próxima quarta-feira, 11 de abril de 2018, às 18:30h.
“Filmando” o cérebro no momento em que ele reage a uma propaganda:
O Neuromarketing está em alta desde o lançamento do livro “A lógica do consumo”, pelo pesquisador dinamarquês Martin Lindstrom - Um famoso “guru mundial” das empresas quando o tema é marcas e branding).
No livro, Lindstrom descreve o resultado de suas pesquisas: Colocou diferentes grupos de pessoas em um aparelho de ressonância magnética e observava como o cérebro delas reagia quando era exposto a diversos tipos de propaganda.
Os resultados foram, de certa-forma, aterradores e mudaram definitivamente a forma como as empresas planejam e elaboram suas campanhas de marketing e branding.
Não fume! #SQN
Um dos resultados mais impressionantes revelados no livro foi o efeito daquelas imagens aterrorizantes de corpos enfermos e doenças causadas pelo fumo, que passaram a ser estampadas nos maços de cigarro, como forma de inibir o consumo do produto.
Os exames de ressonância magnética revelaram que, ao verem as imagens, os fumantes sentiam repulsa e medo, mas ao mesmo tempo permaneciam com o desejo de fumar. A soma destes dois elementos ativava imediatamente os centros de culpa do cérebro, o que pedia urgentemente um cigarro como forma de alívio para toda aquela tensão.
Em resumo, quanto mais viam as imagens contra o fumo, mais os fumantes sentiam vontade de fumar.
Além destes eventos reversos, o estudo mostrou que outros elementos como as cores da empresa, cheiro e rituais de consumo tem uma relevância muito mais positiva junto à mente do consumidor do que se pensava antes. Tudo isso acabou por remodelar a maneira como se idealiza, produz e consome propaganda nos dias de hoje.
A palestra na CDL é um sucesso consolidado pelo Sebrae e será realizada pela consultora Ana Cláudia Peixoto, professora do Curso de Vendas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e especialista no setor.
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