Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Por que nós adoramos uma Fake News?

Ícone - Data de Publicação 20/08/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa - André Oliveira



Foto - Por que nós adoramos uma Fake News?

< Voltar para notícias



Quando o atacante e o goleiro tombam na área em alguma dividida polêmica, as duas torcidas se levantam. Os dois jogadores se acusam a plenos pulmões. Um grita falta sobre o goleiro, outro pênalti sobre o atacante. As torcidas se inflamam aos palavrões, cheias de razão e a mãe de ninguém sai ilesa. Não importa qual é a verdade, só importa vencer. 
50 minutos depois, os jogadores estão de banho tomado, dividindo uma cerveja no bar 5 estrelas do hotel após o jogo, enquanto as torcidas quebram lojas e se matam (no sentido literal e figurado) do lado de fora do estádio. 


É difícil acreditar, mas esta mesma lógica tem se aplicado recentemente às eleições ao redor do mundo. E, assim como no futebol, a principal arma nesta guerra é a sua vontade de vencer a qualquer custo. 


Neste cenário, as Fake News viraram vedetes. São notícias tão falsas quanto o grito de dor do jogador que cava o pênalti. Mas, assim como a torcida, você simplesmente ignora, passa adiante, xinga a mãe de quem é contra e ainda se acha o máximo por causa disso. 
A coisa ficou tão séria, que hoje já existem robôs especializados em criar estas notícias falsas, publicar na internet e incentivar sua repercussão. Como eles cobram muito para fazer isso, quem paga mais ganha. E se o dinheiro é combustível para esta máquina, tampouco importa de onde ele venha ou se é ilícito. Ganha quem paga mais e o resultado ilustra os jornais todos os dias. 


E tudo isso porque você não se importa com a verdade, importa-se apenas em vencer.  E não importa se a notícia é mentira, se lhe interessa, você passa adiante. 

 

A pergunta é: Vale a pena se prestar a este papel?

 

Nos perdoe por tratar o tema em segunda pessoa, de forma tão direta aqui. Mas escrevemos assim como forma de alerta. Quando se diz que “as pessoas não se responsabilizam por suas publicações”, tudo ganha um caráter muito impessoal, onde o leitor é quase “vítima dos outros”. Terceiros, “a quem eu posso culpar” por tudo que há de errado no Brasil.
As redes sociais tornaram-se um território onde muitos querem falar mas quase ninguém se propõe a ouvir. O compromisso com a verdade e um futuro melhor para nosso país é algo de cunho pessoal. Precisa vir de você, antes de esperar dos outros. 


Se você não passa notícias falsas levianamente adiante, nos perdoe a indelicadeza e muito obrigado por sua integridade. Mas se você, como muitos, se importa apenas com o resultado da partida, pense bem antes de seguir adiante. Após o apito final, o atacante, o goleiro e seus patrocinadores estarão celebrando em um lobby de hotel 5 estrelas, enquanto você paga o ingresso e corre das pedradas do lado de fora do estádio. 
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Assembleia

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

23/05/2024 19:30h CDL Barra Mansa

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA OS ASSOCIADOS EFETIVOS

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!