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Fraude nos boletos e sequestro do Whatsapp: O que você precisa saber?

Ícone - Data de Publicação 20/01/2020      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - Fraude nos boletos e sequestro do Whatsapp: O que você precisa saber?

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A fraude nos boletos está em alta novamente, cada vez mais facilitada pelo avanço da tecnologia. Além disso, o sequestro da conta de Whatsapp da empresa também tem surgido como uma ameaça crescente. Veja como se proteger com cuidados simples.

 

Fraudes em Boletos

 

Origem do boleto 

Se veio por e-mail, confira atentamente o endereço do remetente. Especialmente o domínio - dados que vem depois do “@”. Mesmo se for referente à empresa que emitiu o boleto – exemplo @cdlbm.com.br - , fique alerta. Fique alerta sempre!Golpistas costumam usar endereços genéricos que dificultam a identificação do remetente e podem ser apagados com o tempo.

 

Dados do Beneficiário

Se veio por correios, pode ser difícil identificar o remetente. Neste caso, confira os dados do beneficiário, a empresa que faz a cobrança. Confira se a razão social confere com seu credor. Se tiver dúvidas, confira o CNPJ no site da Receita Federal e se certifique de sua autenticidade.


Dados do Pagador

A maioria dos boletos registra os dados do pagador – a sua empresa. Confira se estes dados estão corretos. Neste caso pode não ter havido um golpe efetivamente. Se o boleto for entregue no endereço errado, você poderá pagar um boleto autêntico, mas destinado a outra pessoa.

 

NUNCA CLIQUE em e-mails suspeitos

Falsos e-mails de cobrança são usados para instalar programas de espionagem no seu computador e celular. Alguns muito bem disfarçados com logos dos bancos, outros totalmente mambembes. Quase sempre com “ÚLTIMA COBRANÇA” ou “REGISTRO SPC SERASA” no título. Para se proteger, basta nunca clicar nos links destes e-mails, não abre os arquivos anexos nem clique em “exibir imagens”. 

 

Vírus no Roteador WIFI

Ao escanear seu computador, lembre-se também de fazer a varredura em sua rede. Vírus também podem infectar o roteador alterando dados dos boletos ou coletando informações de acesso à lojas e contas bancárias.

 

Boletos da CDL:

 

Para se certificar de que seu boleto da CDL é autêntico, é fácil. Todos os boletos da CDL Barra Mansa são emitidos através da Cooperativa de Crédito 756- SICOOB, agência 3260. Assim, os números do código de barras sempre deverão começar com:
“75691.32603”
Os boletos da CDL sempre são enviados pelo endereço de e-mail cdlbarramansa@host.net.br.
Ao digitar o código de barras durante o pagamento aparecem sempre os dados de sua empresa como pagadora e da CDL como beneficiária: CNPJ 29.291.093/0001-32 e razão sociaL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARRA MANSA.


Golpes ao efetuar compras na Internet

Além dos boletos, outros golpes têm sido comuns nas compras online. Vale à pena ficar atento a estes dois modelos destacados no portal Tech Tudo.

 

Vírus do boleto

Um vírus instalado no computador pode alterar os dados digitáveis do boleto bancário. Chamado de Bolware, é usado por criminosos para adulterar a conta recebedora e o valor original do boleto emitido na Internet. Quando o consumidor realiza o pagamento o boleto fraudado, a quantia é transferida para a conta do golpista ou de terceiros. Para evitar ser vítima do Bolware, é preciso instalar um antivírus atualizado no computador. O vírus pode afetar o código do banco e o espaçamento do código de barras — que não podem ser lidos automaticamente.


Golpe do vendedor falso

Neste golpe, um suposto vendedor anuncia um produto falso em lojas online. Quando o consumidor inicia o processo de compra, o fraudador tenta direcionar a conversa para o e-mail, Whatsapp ou outro bate-papo com a promessa de um desconto tentador. A vítima é induzida a pagar o boleto falso, o dinheiro é direcionado à conta do criminoso e o produto nunca é entregue. A situação é complicada, pois como o consumidor optou por realizar a compra em outro ambiente, fora do sistema “seguro” da plataforma, a loja virtual não é obrigada a se responsabilizar pela fraude. 
Para evitar ser vítima do vendedor falso, é importante sempre concluir o pagamento dentro da plataforma de compra. Se o vendedor insistir em uma forma alternativa de pagamento, desconfie.

 

Sequestro de Whatsapp

Este é um golpe curioso, mas cada vez mais comum.
O lojista recebe uma ligação no celular da empresa, com uma promoção qualquer. Ao topar participar da promoção, o interlocutor realiza um cadastro da empresa, que recebe um código de confirmação via SMS. Assim o golpista pede que o lojista informe este código e tudo é “concluído” com sucesso.


Na verdade, o golpista está instalando o Whatsapp da empresa em outro celular, e este é o código de confirmação que o aplicativo envia, para autorizar a transferência. Quando isso ocorre o Whatsapp da empresa para de funcionar imediatamente e passa a ser operado pelo golpista. Ele pode contatar os clientes, fazer orientações para pagamentos em contas falsas, enfim, responder pela empresa.


Como o empresário é ameaçado pelo vazamento de dados particulares que estão nas mensagens, muitos ficam com medo e acabam cedendo às pressões dos golpistas e pagando um tipo de “resgate” para ter sua conta de volta.


Para se proteger, é preciso seguir alguns passos importantes. Primeiramente esteja atento e não caia no golpe fornecendo dados como ocorreu no caso acima. Além disso, nunca envie dados bancários, cobranças nem informações sensíveis de seus clientes por Whatsapp. Ligue e trate disso em conversas por voz ou pessoalmente.
Caso tenha caído no golpe, não ceda às ameaças e procure a polícia. É a forma mais segura de se defender.

Fontes: CDL de Barra Mansa e Portal Tech Tudo
 





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