Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Como abrir uma startup?

Ícone - Data de Publicação 12/08/2019      Ícone - Autor Baseado em conteúdo do Portal Osayk.



Foto - Como abrir uma startup?

< Voltar para notícias



Muitos lojistas ainda acham que isso é coisa de jovem nerd ou fanático por tecnologia. Mas isso não é verdade. Uma das startups mais bem sucedidas do país, por exemplo, nasceu em Barra Mansa: A Biosolvit utiliza o bagaço da cana para criar  produtos destinados à absorção de qualquer derivado do petróleo em terra ou no mar. 

 

Ao contrário das lojas tradicionais, que requerem anos para se consolidar em um ponto fixo de venda, startups são empreendimentos inovadores com gestão focada em crescimento rápido. A maioria usa a tecnologia para isso. 

 

Claro, isso não é tão simples como parece. Muitos empreendedores descobrem os seus equívocos apenas depois de ter tirado a ideia do papel.

Para abrir uma startup, é preciso organização, foco e planejamento. Mas em linhas gerais elas seguem um plano similar de formatação. Se você tem uma boa ideia de negócio nas mãos e seguir estes passos, pode ter sucesso. 


Desenvolva a sua ideia:

 

Antes de abrir uma startup, é preciso ter uma ideia inovadora para tirar do papel. A inovação faz parte da definição básica de uma empresa desse tipo. Ela também precisa ser escalável, ou seja, ter grande potencial de crescimento. 
Vale também, descobrir quais são seus possíveis concorrentes, se já existe solução semelhante no mercado, entre outros pontos.

A partir de uma ideia inicial, é possível lapidar um “conceito” e determinar com clareza qual é a solução que o seu negócio irá oferecer e quem será beneficiado por ela.

 

Defina seu Modelo e Negócios

 

Um modelo de negócio é uma versão simplificada do plano de negócios. 
Muitos utilizam a metodologia do Business Model Canvas: Uma ferramenta que permite a você desenhar seu negócio e avaliar se ele é interessante e factível.

Você deve estruturar o empreendimento de forma segura, descrever o modelo de negócio, o funcionamento das operações, a organização financeira e outros aspectos cruciais.


Busque informações e troque ideias

 

Se tem algo que o futuro empreendedor precisa fazer para ter sucesso no empreendimento é estudar. E não estamos falando apenas do estudo formal, de uma faculdade, por exemplo.
É claro que isso é importante, mas também é preciso saber tudo sobre o seu produto ou serviço e conhecer o mercado e as oportunidades.

Além da Internet, empresários e especialistas podem ser “fontes” valiosas de informação. Por isso, a dica aqui é: converse com o máximo de pessoas possível, marque cafés para trocar impressões, participe de eventos.

 

Qualifique-se

 

Além de estudar e se relacionar, em alguns casos também pode ser interessante realizar cursos em uma ou outra área específica.
Certamente, você não é especialista em tudo, mas em startups às vezes é preciso entender pelo menos um pouco sobre vários assuntos.

 

Valide a sua ideia

 

A validação deve feita antes da implementação da ideia e irá dizer se ela é viável ou não.

Validar é testar, diretamente no mercado, se a sua ideia realmente funciona. Isso antes mesmo de abrir a empresa. Para isso, você pode apostar no MVP (produto viável mínimo), uma versão mais simples de um produto ou negócio que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço.

 

Uma vez que o mercado aprove a sua ideia, o processo a partir daqui é muito similar ao de uma empresa tradicional. 

 

Escolha os sócios e tenha tudo em contrato

 

Um dos principais motivos do insucesso de algumas startups é o desentendimento entre os sócios. O empreendedor deve saber que, além de fazer boas escolhas nesse sentido, essa relação precisa ser formalizada.

Entre os sócios pode até existir uma amizade, porém, quando no meio disso há a decisão de abrir uma startup, as coisas mudam.
Isso não quer dizer que a amizade deixa de existir, mas os parâmetros da relação entre sócios devem necessariamente estar em um contrato.

 

Formalize-se

 

Começar um negócio de modo informal, mesmo sendo uma startup, deve ser algo descartado pelo empreendedor. Se o processo de formalização da empresa não for feito de forma correta, há diversas consequências – não apenas no âmbito jurídico, mas também financeiro. Isso quer dizer que uma irresponsabilidade desse tipo pode colocar em risco todos os seus esforços.

 

Conte com a ajuda de especialistas

 

Ao abrir uma startup, o empreendedor precisa estar ciente da importância da orientação jurídica e contábil nesse processo. Busque o melhor enquadramento jurídico e tributário pois isso depende de vários fatores como a atividade e o faturamento da empresa.
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!