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29/11/2019 CDL Barra Mansa
As trocas e cancelamentos nas liquidações, especialmente na Black Friday, são motivo de polêmica em muitas empresas. Contudo, ao contrário do que muita gente imagina, o consumidor tem direito à substituição do item em todas as ocasiões.
A Lei nº 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor (CDC) - rege as possibilidades de troca, devolução ou cancelamento.
A troca NÃO é obrigatória quando:
Se o produto não apresentar vícios nem defeitos após a compra, o fornecedor não é obrigado, por lei, a fazer a troca, sendo facultativo à loja decidir comercialmente se irá, ou não, atender ao desejo do cliente.
Contudo, se durante a venda o lojista garante a troca por insatisfação, ela deve ser feita.
Deixe a regra, muito clara, por escrito aos olhos do público na empresa.
Quando o cliente tem direito à devolução do dinheiro?
Quando o produto apresentar defeito durante a vigência da garantia e o fornecedor não for capaz de resolver o problema dentro do prazo legal;
Se a loja não entregar os produtos comprados no prazo combinado - O atraso na entrega caracteriza o descumprimento de oferta;
A desistência até 7 dias após a compra é possível apenas em compras via internet, telefone, catálogo ou similares, quando o cliente não tem o produto nas mãos no ato da compra.
Para as demais situações, o cancelamento da compra dependerá da vontade do fornecedor.
Quero outro produto igual. E agora?
Um dos maiores conflitos em Black Friday é que, uma vez que o produto em liquidação apresente defeito, muitos não querem, fazer a devolução, mas sim querem trocar por outro produto da mesma marca, após o período de promoção.
Vale destacar que, caso não haja mais produtos iguais ao reclamado em estoque, o cliente tem direito a exigir a devolução do dinheiro ou levar outro produto de mesmo valor. Ele não tem direito a levar outro produto da mesma marca, por exemplo, com preços fora da promoção, como muitos clientes comumente desejam fazer.
Reiterando, o segredo para uma boa relação de compra aqui é deixar as regras bem claras. Quanto mais transparente a loja for no ato da compra, maior será a confiança do cliente na empresa. Boas vendas!
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