Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
18/06/2018 Portal Exame - Ina Toegel e Maude Lavanchy.
Quer você goste ou não, o futebol está pronto para invadir seu local de trabalho. Com a Copa do Mundo de 2018, a partir de 14 de junho, espere que coffee breaks, almoços e conversas no corredor sejam dominados pela conversa sobre o belo jogo. Para não mencionar as pessoas que vão acompanhar os últimos resultados durante o horário de trabalho.
Impulsionando o lucro
Esse envolvimento também pode ajudar no resultado final de uma empresa a longo prazo. Os funcionários serão mais produtivos porque retornam às suas mesas energizados. É provável que as emoções aumentem durante os jogos, resultando em um ambiente mais informal e descontraído. Esses ambientes são conhecidos por aumentar a motivação intrínseca dos funcionários – eles simplesmente querem chegar ao trabalho.
Os funcionários comprometidos têm um desempenho melhor e são menos propensos a trocar de emprego: a Gallup estimou que as unidades de negócios que se encontram no topo (25%) de engajamento são 17% mais produtivas e 21% mais lucrativas do que as dos 25% inferior. Há também muitos estudos mostrando que funcionários satisfeitos geram resultados de negócios. Os consultores de gestão da Bain & Company descobriram que os funcionários inspirados são quase três vezes mais produtivos do que os empregados insatisfeitos.
As empresas podem se beneficiar de um aprimoramento na inovação, já que ambientes descontraídos, amigáveis e divertidos estimulam o pensamento criativo e as boas ideias. É por isso que 72% das pessoas relatam ter ideias criativas no chuveiro.
Pode ser vista uma melhoria na execução de iniciativas de mudança como resultado da reunião de diferentes elementos da organização. Um ambiente de trabalho divertido e agradável incentiva os funcionários a formar conexões além das pessoas com as quais se associam principalmente, como sua equipe específica ou faixa etária. O futebol é um poderoso quebra-gelo, permitindo que os funcionários transcendam os cargos e os buracos em pontes. Além de discutir os resultados da semifinal, os funcionários podem aprender mais sobre as funções de trabalho uns dos outros e, por sua vez, poderão se apoiar melhor, economizando tempo e ajudando a implementar boas ideias de maneira mais eficaz.
Três maneiras de se envolver
Sugerimos três níveis de incentivo ao engajamento dos funcionários por meio da mania da Copa do Mundo.
Destinar recursos da competição a instituições de caridade também pode aumentar o envolvimento dos funcionários e o senso de propósito, e você pode ter um prêmio atraente para aumentar a participação daqueles que não são fanáticos por futebol.
Embora incentivar a mania do futebol possa ser um investimento de tempo melhor do que você pensava, mantenha-se alerta e permaneça inclusivo em relação àqueles que não são fãs naturais de futebol. Embora este artigo seja escrito por duas fãs de futebol que são mulheres, você ainda pode se deparar com preocupações de que tal evento não se destine às mulheres do local de trabalho. Em nossa experiência, desde que a movimentação esteja acontecendo em todos os lugares e envolva todos na diversão, você está seguro.
Então, comece a se envolver com a Copa do Mundo e crie seu engajamento interno. É uma ótima maneira de efetivamente envolver e inspirar sua organização – e se divertir ao longo do caminho.
Ina Toegel é professora de Liderança e Mudança Organizacional da IMD Business School
Imagem: Portal Copa do Governo Federal.
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!