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Omnichannel: O que é isso e como ajuda a minha empresa?

Ícone - Data de Publicação 22/02/2018      Ícone - Autor Revista Varejo SA e TeleData.



Foto - Omnichannel: O que é isso e como ajuda a minha empresa?

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Os avanços tecnológicos como a constante mudança de comportamento do consumidor obrigam os setores de varejo a se reinventarem a cada dia, a fim de sobreviver em meio a esse ambiente tão competitivo. De acordo com o presidente da CDL Barra Mansa, que esteve presente na NRF 2018 – o maior evento mundial do varejo - falou-se muito no foco da experiência do cliente na loja.

 

Muito mais do que a venda é a experiência positiva do cliente, feliz por estar consumindo e gerando aquela fidelidade com a empresa”. Segundo Xisto, o que muito se discutiu foi sobre ‘Omnichannel’, tendência do varejo que visa integrar todos os canais utilizados por uma empresa. “Tinha-se uma preocupação de que a loja física fosse morrer e só as virtuais iriam sobreviver. Concluiu-se que não. Que a loja física é mais um canal. Além disso, hoje, a loja física tem que aprender a usar as redes sociais, em especial o Instagram. Considerou-se no evento que muitas decisões de compra são baseadas em visitas ao Instagram, mais até do que outras mídias. O cliente, muitas das vezes, pesquisa o produto nas mídias sociais, mas quer ir comprar na loja e já chega lá com conhecimento. Muitas lojas também oportunizam a chance de o cliente comprar na loja virtual e buscar o produto na loja física. O custo de remessa é bem menor, além de promover um conforto para o cliente”.

 

Segundo pesquisadores do setor, na situação atual do varejo, com o crescimento do mobile, ainda é impressionante o número de varejistas ainda não percebeu que o futuro do varejo é omnichannel.

 

Mas o que é Omnichannel?

 

Omni, vem do latim omne que significa tudo ou todo, e channel é canal, logo Omnichannel significa “todos os canais”. Ser Omnichannel quer dizer que seu varejo não só oferece diversas opções de canais de compra, como também mantém esses canais em sintonia. É uma mistura dos mais diferentes meios de compra em uma única experiência, uma união da loja física, televendas, venda de porta-em-porta, e-commerce, e outros. É a possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.

 

Na prática como funciona no varejo?

 

Um exemplo: um supermercado é multicanal quando oferece diversas opções de canais de vendas e comunicação a seus clientes, por exemplo, venda via site e-commerce, via e-mail, via telefone e na loja física. Se sua loja é multicanal, o consumidor tem várias formas de adquirir seu produto.

Para finalizar essa tendência, claro, o atendimento ao cliente deve resolver todos os problemas dos consumidores, independentemente da origem! Se você conseguir aliar tudo isso, as chances de sucessos disparam!

Sua loja, é Omnichannel?





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