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Já parou para pensar se sua empresa tem uma marca realmente forte?

Ícone - Data de Publicação 24/12/2019      Ícone - Autor André Oliveira



Foto - Já parou para pensar se sua empresa tem uma marca realmente forte?

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Em que um cliente pensa quando ele ouve o nome de sua empresa? O atendimento é bom? É fácil trocar? Ele fica confortável no ambiente? Tem coisas chiques? Tem produtos falsificados?
Todas as lembranças que um cliente tem quando ouve o nome de sua empresa são a sua “Marca”. A Marca é tudo aquilo que a empresa deixa gravado no meio social onde ela existe e é o principal motivo pelo qual as pessoas escolhem comprar lá. O ambiente da loja, a forma como as pessoas são atendidas, a maneira como os produtos são apresentados, as músicas que tocam na empresa.... Tudo isso deve estar em sintonia perfeita com o perfil de cliente que a empresa deseja atender. Se ela falha nisso, não há conexão e a loja torna-se apenas “mais uma” na imensidão de opções do mercado.


Esta “síndrome da mesma coisa” é um problema comum mas PMEs, e isso não é à toa. Identidade visual, campanhas promocionais, atendimento, regras para vendas e trocas, clima interno da empresa... Alinhar tudo isso dá muito trabalho e o pequeno empresário prefere deixar estes cuidados de lado para cuidar do que lhe parece mais urgente.


Mas como ter uma marca forte com poucos recursos?

 

Os seus concorrentes de sucesso não são perfeitos em nada, mas são excepcionais naquilo que importa.

 

Criar uma marca forte é simples, mas não é fácil.
Primeiro, escolha algum diferencial muito importante que sua empresa pode ter para seu perfil de cliente. Mas atenção, deve ser algo importante para ele, o cliente! Não a sua empresa. Entrega super-rápida? O melhor preço sempre? Produtos de primeira linha? Capacidade técnica no time de atendimento? Sempre antenado com as últimas tendências de moda?


São muitas as possibilidades. Escolha uma e seja a melhor empresa possível neste quesito. Se a rapidez na entrega for fundamental para seu cliente, ele topa pagar um pouco mais para ter certeza de que o produto não vai atrasar. Se o apelo fashion é determinante para fotos do Instagram de sua cliente, ela deixa a loja mais barata de lado para comprar na sua, que está alinhadíssima com as passarelas da estação.


Uma vez que você identificou seu diferencial exclusivo e tornou-se excepcional naquilo que faz, agora é só “contar pra todo mundo”. Invista em propaganda, mas não perca tempo com descontos, descontos e mais descontos. Fale sempre sobre aquilo em que sua empresa é forte. Construa um nome forte até que sua empresa seja sinônimo daquilo que ela oferece na cidade. Quando você chegar a este patamar, você de fato terá uma marca valiosa, um bom posicionamento no mercado e, por fim, ganhará uma blindagem valorosa contra a guerra de preços.


Existe uma ramificação do Marketing que cuida especificamente disso, o Branding. Como nós vimos, cuidar da marca não é apenas desenhar um bom logotipo. O logo é fundamental, pois trata-se do símbolo visual que identifica todo este conjunto de memórias que construímos junto ao público. Mas ele é só um elemento na construção da marca. É claro, isso é um trabalho longo. Mas ele garante um retorno muito valoroso para sua empresa.


Por favor, esqueça aquela história antiga de que sua empresa tem qualidade e atendimento. Isso não é diferencial, é obrigação de quem atua no mercado hoje e o consumidor sabe bem disso. Pense nisso! Olhe com carinho para sua empresa!





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