Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Eu, Lojista: E quando um casal resolve empreender junto?

Ícone - Data de Publicação 17/09/2018      Ícone - Autor André Oliveira - CDL Barra Mansa



Foto - Eu, Lojista: E quando um casal resolve empreender junto?

< Voltar para notícias



De locadora de filmes e lan house a um café intimista. Parece aquelas loucuras que passam na cabeça da gente domingo pela manhã, quando assiste a Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Só que, desta vez, foi pra valer. 


Em 2006, Camila Campbell e Leonardo Neri abriram sua locadora e lan house no bairro Estamparia. Mais tarde, o espaço agregou também um café e lanchonete e, com a experiência nesta convergência de negócios, logo veio a ideia: “E se a gente remodelasse tudo isso em um formato mais aprimorado?” Assim, há 3 anos surgiu o Mr Caffé: Um dos primeiros “pontos de encontro intimistas” de Barra Mansa. 
Todos sabem. Se abrir um negócio não é tão fácil, mais difícil ainda é se manter operando. Ainda mais com uma proposta fora do convencional no município. Este era o maior desafio. “Recebemos muitas orientações de que algo nesse estilo não pudesse dar certo aqui, mas hoje vimos que falta é acreditar que dá certo...e arriscar fazendo sempre o melhor.” - destacam os sonhadores atrevidos. 

 

E o que a gente faz com o medo de dar errado?

 

Os motivos para não tentar eram muitos: A proposta arriscada, o estacionamento deficiente, a baixa circulação de público alvo no local e mesmo o medo de não agradar o cliente. “Mas daí vem a necessidade de inovar, com ações que tragam o público.”  Além de algumas lições aprendidas em gestão: “Como todo comerciante, precisamos estar atentos em ‘agradar mas em não acumular’. No nosso caso, era preciso ter produtos que atendam a um pequeno público com paladares e interesses diferenciados, mas com controle preciso de estoque e produção, para que isso não gere desperdício e perdas, por exemplo.”


Seguindo esta premissa, o café trouxe linhas de produtos low carb, veganos, sem glúten e sem lactose. Fora do quadrado, atingiram uma demanda específica, conquistando uma fidelização muito particular junto ao seu público. O atendimento no melhor estilo “Aqui é o seu segundo lar, pode entrar!” também teve papel fundamental nisso. 

 

Pontos de inovação que deram certo:


“No Mr Caffé a gente quis unir o que mais gostamos e entendemos”, apontam Leonardo e Camila. Os filmes e músicas, espaço para um bate papo, para cultura, para sossego, para animação... tudo isso aliado à gastronomia. Percebemos que era algo assim que muitas pessoas buscavam para os encontros entre amigos. Assim, cada canto do negócio foi montado pensando em momentos como esses, que nós gostamos tanto. Deu certo.”

 

Redes Sociais: Um desafio

 

O lojista convive diariamente com seus clientes. Nesta relação olho-no-olho, as regras sociais são quase sempre de maior cordialidade e entendimento. Mas no ambiente digital, as relações podem ser diferentes. Aprender a lidar com o negócio nestes dois mundos é uma tarefa delicada.  


Todo negócio é passível de erros ou desagrados ao cliente. Contudo é comum que, no trato pessoal, nada disso seja sinalizado. O julgamento nas redes sociais, por outro lado, não é bem assim. E isso dói no coração de um lojista que constrói com amor seu negócio. E sobre essa relação, a Revista O Lojista também quis saber dos empresários a opinião. “O que é registrado nas redes sociais, muitas vezes, não nos é passado aqui na loja, perdemos a oportunidade de retratação, de conversa, de aprimorar o relacionamento e até mesmo de amadurecer opiniões diferentes. Acreditamos que aprimorar esta nova forma de relacionamento é, hoje, o maior desafio ao empresário.” – conclui o casal. 


Apesar dos desafios, o ponto de encontro cultural e intimista de Barra Mansa caminha para seu 4º aniversário.  Em média, 6 em cada 10 empresas abertas no Brasil fecham as portas antes do 5º ano de vida.  Estar a caminho de superar esta marca é uma vitória significativa. Fruto da experiência acumulada anteriormente e o amadurecimento do olhar sobre o mercado e o público.
Com seu pequeno, mas extremamente valoroso troféu nas mãos, Camila e Leonardo incentivam a todos: “Não aceite que alguém diga que pode não dar certo. Falta acreditar que dá sim. Com muito trabalho sempre.”
 


Participe do Eu, Lojista!

 

Eu, Lojista é um programa da CDL de Barra Mansa que valoriza o empreendedor local. Histórias que amadurecem o olhar e incentivam outros desbravadores de seu próprio destino. 
Você também tem uma história inspiradora a dividir conosco? Acesse este link e participe: Quero participar do Eu, Lojista.
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Assembleia

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

23/05/2024 19:30h CDL Barra Mansa

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA OS ASSOCIADOS EFETIVOS

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!