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Dia do Consumidor: Qual a dor do seu cliente?

Ícone - Data de Publicação 15/03/2019      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - Dia do Consumidor: Qual a dor do seu cliente?

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15 de março é Dia Internacional do Consumidor. A data foi firmada pela ONU em 1985, como um dia para o mundo refletir sobre este papel na sociedade. Em 30 anos, contudo, a maneira de clientes e empresas agirem no mercado mudou bastante. 


Há bem pouco tempo, a empresa decidia o que ela queria vender. Dispunha na vitrine e o consumidor escolhia diante do que estava disponível para ele. Daí surgiu uma nova ordem de valor: É a empresa que avalia as necessidades do cliente e procura constantemente descobrir onde pode agir para sanar seus problemas e lucrar com isso.

 

O que sua empresa faz para me ajudar? 

 

Avalie o dia a dia de seu cliente. O que ele faz, quais seus problemas, seus desejos, anseios, angústias... 
Do que ele sente falta? Do que precisa para realizar seus sonhos? Quais são as “dores” de seu cliente?


As “dores” que descrevemos aqui, é no sentido figurado de: como ajudar a torná-lo feliz e satisfeito.  Encontre uma forma de sua empresa ajudá-lo em diferentes sentidos. 
Como por exemplo, uma mercearia de bairro que pode vender um pouco mais caro, mas fica ao lado da casa do cliente. Nesse caso, a dor do cliente é morar tão longe do supermercado, onde os produtos são mais baratos ou em maior variedade. E assim, ele dificilmente vai fazer as compras de mês na mercearia. Todavia,  não se importa em pagar um pouco mais para comprar o molho de tomate que faltou para o almoço. 


Os pais que trabalham demais comumente sentem culpa por passar tanto tempo longe dos filhos pequenos. E se esforçam para compensar isso. Uma escola de qualidade oferece a eles a oportunidade para compensar essa “dor”, com “a chance de um futuro melhor”.... Esses e tantos outros exemplos mostram como o varejo, a prestação de serviço e a geração de negócios em diferentes setores, entram em cena para trazer satisfação, alegria, prazer, recompensas, sanando as “dores”, as ausências e necessidades de tantos consumidores. Assim, o 15 de março é de fato um dia a ser analisado com tanto cuidado...sim o cuidado por ele que busca o consumo de algo que traz benefícios e...histórias.


E como trabalhar essa questão na propaganda para o Consumidor? 

 

Primeiramente esqueça as frases feitas da chamada “velha propaganda” como: “Aqui você encontra a melhor qualidade e atendimento da cidade!”
Oferecer qualidade é um dever da empresa, não um diferencial competitivo. Se sua empresa tem um ótimo atendimento, quem avalia isso é o cliente e não você.  

 

Este “remédio” que a sua empresa oferece para aliviar as “dores” do cliente é chamado hoje de Proposta de Valor. É o real motivo pelo qual o cliente paga a sua empresa. 
Descubra qual é realmente a proposta de valor de sua empresa, “conte pra todo mundo” da forma mais clara, curta e simples que você pode imaginar.  
Para a mercearia da Dona Ana; “Tudo que você precisa na hora do almoço, bem pertinho da sua casa.”
Para a escola de qualidade; “Uma boa formação é o melhor presente que os pais podem dar para o futuro dos filhos. E ninguém poderá tirar isso deles.” 
Estes são apenas alguns exemplos. E no mais, a ideia é avaliar com atenção a vida de seu cliente, definir a melhor abordagem e elaborar suas próprias propostas de valor!  

 

Tudo para satisfazer quem merece nossa atenção!

 

É comum, ao fazer esta avaliação, o empreendedor perceber que sua empresa envelheceu. Parada no tempo ela não se reposicionou no mercado e não encontra uma proposta clara de valor para sanar as dores de seus clientes. Se isso ocorre na sua empresa, você possivelmente se atém à cruel “guerra de preços”. 
Neste caso, não invente frases bonitas para “enfeitar o pavão”. É preciso parar, e olhar atentamente ao consumidor. Veja onde pode ajudá-lo, prepare sua empresa para isso e depois conte para todo mundo. 


Nesse 15 de março vamos homenagear aquele que é motivo constante de nossos progressos, de nossas conquistas. É para ele e por ele que buscamos sempre o melhor. 
Esse texto vale como uma reflexão, dentre tantas que existem, de buscar o melhor dentro de cada empresa para SATISFAZER aquele que merece nossa total atenção! 





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