Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Crianças: Um ser em extinção?

Ícone - Data de Publicação 20/02/2019      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - Crianças: Um ser em extinção?

< Voltar para notícias



Definitivamente os tempos em que havia mais crianças do que adultos ficaram para trás. A tendência mundial se reflete nos dados estatísticos em Barra Mansa e no Médio-Paraíba. 

 

Segundo os dados do IBGE publicados pelo panorama de negócios do Sebrae para o Médio-Paraíba, 42% da população de Barra Mansa tem mais de 30 anos. Além do aumento da perspectiva de vida da população, houve também a redução no número de nascimentos [confira gráfico acima].

 

Esta tendência terá grande impacto nos negócios voltados à terceira idade e ao público infantil no futuro breve.

 

Terceira idade: Cada vez maior e com mais poder aquisitivo.

 

Como o número de pessoas mais velhas tente a aumentar em breve, uma nova gama de produtos e serviços voltados a este público vai surgir com grande potencial de crescimento. As necessidades peculiares dessa população foram praticamente negligenciadas até pouco tempo atrás. As letras miúdas, dificuldades de acesso às lojas, transporte deficiente, tudo isso precisará ser revisto. 


E não é só nos serviços de saúde que terá impacto. Cursos variados, viagens, atividades sociais, tudo isso deverá estar disponível para quem “já está com os filhos criados, adora netos e tem agora tempo e dinheiro para aproveitar a vida”. 


Leve isso em consideração ao planejar o futuro de seu negócio. Este público tem necessidades muito específicas e é muito fiel a quem sabe como atendê-lo. Mas lembre-se, o crochê é até muito bem-vindo, mas esta faixa etária estará habituada a usar a internet e dispositivos eletrônicos desde a juventude, ou seja, é uma população “maduramente antenada”.

 

Crianças: Pequenos Príncipes.

 

Quem for “das antigas” deve se lembrar da festinha com os primos na casa da avô (o templo da família) quando todo mundo brincava de pique e, ao final da noite, cantava parabéns regado a muito guaraná e bolo coberto de glacê – puro açúcar. 

 

Hoje os pais reservam uma noite na casas de festas (mini parques de diversão), convidam 100 coleguinhas, servem salgados assados, sem glúten e lactose, fazem selfies em uma mesa de sonho com o super-herói da TV a cabo e terminam a noite com todos chorando de emoção com a retrospectiva “da sua vida” em um vídeo personalizado que, sem exagero nenhum, deixaria a Jaqueline Kenedy Onassis morrendo de inveja. 

 

É claro, estamos generalizando aqui. Mas esta mudança tão significativa tem, é claro, seu impacto nos negócios. Sem dúvida o número de crianças vai diminuir no futuro, e estes poucos indivíduos deverão concentrar a atenção de toda a família, como pequenos príncipes e princesas. Assim o futuro reserva uma redução no volume de vendas para o público infantil em geral, mas o aumento do consumo por indivíduo. Maior ticket médio e potencial de valor agregado. 

 

Produtos e especialmente serviços premium como personalização de itens, viagens em grupo, escolas especializadas, tudo isso ganha potencial de aumento nas vendas, mesmo entre a população de menor poder aquisitivo. Já os negócios generalistas com pouca margem de lucro e que ganham com o volume de vendas devem sofrer. As papelarias, por exemplo já sentem este impacto no caixa hoje em dia. 

 

Como se pode observar esta é uma mudança gradual, mas cada vez mais acelerada. Pense nisso ao planejar o futuro de sua empresa! Seria esta a hora de uma boa uma guinada em seus objetivos? Quem sair na frente, tem mais chances de chegar primeiro. #ficaadica
 

Imagen: Painel do Médio-Paraíba Sebrae RJ e divulgação do filme Esqueceram de Mim, da 20Th Century Fox.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!