5 dicas para se dar bem no processo seletivo

Ícone - Data de Publicação 20/02/2018      Ícone - Autor Portal Guia da Carreira

Foto - 5 dicas para se dar bem no processo seletivo

A busca pela colocação no meio profissional tem crescido a cada dia. Para os jovens, essa entrada no mercado de trabalho pode acontecer através de um estágio, programa de trainee ou cargo inicial e a escolha do melhor candidato sempre é feita por um processo seletivo, independentemente do tamanho da empresa.

Para quem ainda não tem muita experiência profissional, a seleção leva em conta o potencial do candidato, sua formação e, principalmente aspectos comportamentais. Por isso, fique atento às cinco dicas sobre como se comportar num processo seletivo!

1 – Saiba falar sobre os seus defeitos!

Todo ser humano possui defeitos. O que os recrutadores esperam é receber uma resposta sincera, uma demonstração de que o candidato se conhece bem, sabe quais são seus pontos fracos (ou pontos de melhoria) e o que está fazendo concretamente para superar esse obstáculo. Um exemplo disso é: Se você é muito ansioso, conte o que tem feito para melhorar isso (esportes, meditação, etc.). Mas só vale falar a verdade!

2 – Seja sincero!

Quando estiver frente a frente com o recrutador, procure olhá-lo nos olhos, manter-se calmo e falar com clareza quando for questionado. Não minta, pois quando mentimos nosso corpo demonstra isso através de gestos que os recrutadores sabem identificar.

3 – Falar e escrever bem é essencial!

A boa fala e a escrita causam boa impressão e demonstram que o candidato sabe se expressar. Alguns processos exigem uma redação. O tema depende da empresa e cargo pretendido, mas geralmente os recrutadores pedem para explicar porque a empresa deve contratar você, ou pedem para que você conte suas experiências profissionais passadas.

4 – Evite gírias e vícios de linguagem.

Evite as gírias, os vícios de linguagem e palavrões. Lembre-se de que você está entrando para um ambiente profissional. Candidatos que demonstram clareza em sua comunicação, linguagem adequada e vocabulário amplo saem na frente no processo seletivo.

5 – Trabalhe bem em grupo.

É normal que você queira mostrar seus talentos e conhecimentos durante o processo seletivo, ou deixar claro que sabe ser um líder. Mas cuidado! Caso você participe de uma dinâmica de grupo, tenha em mente que os recrutadores estão observando a sua capacidade de trabalhar em equipe. Portanto, não “atropele” seus colegas, o segredo é conseguir deixar as pessoas se expressarem normalmente e mesmo assim apresentar traços de liderança (e não de tirania!). Fazer apenas o que alguém manda, demonstrando uma postura passiva também não é uma boa ideia. Envolva-se na tarefa, exponha suas ideias de forma respeitosa e confiante.

Assembleia

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA