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19/11/2018 Thais Mattos
A Black Friday tem crescido tanto o Brasil que, em alguns casos, já superou o Dia das Mães e faz sombra até mesmo para o Natal. No Brasil, ela ganhou características muito específicas. Ao invés de um dia de queima de estoque, está se tornando em uma semana de promoções. É com essa proposta, de maximizar as vendas no varejo que a CDL de Barra Mansa lançou a Campanha Black Friday – uma semana de Mega Descontos.
De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas/SPC Brasil, as principais estratégias de preparação que devem ser adotadas pelos empresários que participarão da Black Friday envolvem realização de promoções especiais (52%), investimento na divulgação de seu negócio (32%) e ampliação do estoque (29%).
Para atrair os consumidores, o desconto médio a ser aplicado nos produtos ou serviços durante o período do evento será de 29%, sendo que 33% dos empresários prometem descontos que variam entre 31% e 50%, e 26% dos empresários brasileiros acreditam que a data é um indicativo para vendas no Natal e em maior número está o comércio.
Em Barra Mansa, a campanha da CDL, que começa nesta segunda-feira dia 19 e segue até 24 de novembro, envolve distribuição de cartazes aos lojistas associados, divulgação em outdoor e redes sociais.
A entidade espera uma aumento de 15% nas vendas comparado ao mesmo período do ano passado.
“Os lojistas trabalham a Black Friday como uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto. Acreditamos que as vendas nessa data possam indicar um consumidor mais otimista, preparado e disposto para as compras no Natal”, afirma o presidente da CDL Barra Mansa, Xisto Vieira Neto.
A CDL orienta sobre os pequenos cuidados que podem evitar desentendimentos com os clientes e ainda estreitar o relacionamento entre a loja e seu público.
Sobre a segurança nas vendas, os lojistas precisam ficar atentos a cumprirem todas estas exigências e seguirem o protocolo de segurança para cada venda que efetuarem. É importante mostrar ao consumidor que a compra que ele está fazendo será segura e livre de possíveis golpes. Algumas situações surgir no momento da venda junto ao consumidor, portanto o lojista poderá estar a atento a:
- Verificação de peças no estoque;
- Conferir a política de troca do fornecedor e deixar clara ao consumidor;
- Prazo de entrega;.
“Essa é uma data bacana para conquistar e fidelizar cliente, então o bom atendimento, bom senso, informação sobre regras e condutas da promoção ajudarão numa venda eficaz nessa época e para as próximas chances de vendas! E assim, convidamos os empresários a explorarem essa data e maximizar suas vendas”, finaliza Xisto.
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