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Performance do Varejo: crescimento e faturamento das lojas físicas do país

Ícone - Data de Publicação 09/08/2022      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Performance do Varejo: crescimento e faturamento das lojas físicas do país

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O faturamento das lojas físicas do país cresceu 22% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com o levantamento de Índices de Performance do Varejo, organizado pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Segundo o estudo, as vendas subiram 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos negócios em shopping centers.
O aumento foi notado junto com o crescimento da movimentação do público, com uma alta de 48% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o do ano passado. 

A pesquisa também analisou a presença dos clientes em junho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2021. O fluxo aumentou 25% nas lojas físicas e 21% em lojas dentro de shopping centers.


Segundo o levantamento, as vendas e o faturamento também acompanharam o aumento na movimentação em 12 meses. O número de compras subiu 22% nas lojas físicas e 26% nas lojas em shoppings. Já o faturamento cresceu 18% e 11%, respectivamente nessas categorias.

O fluxo geral de visitantes no varejo em junho caiu 3%, na comparação com o mês anterior. Os estabelecimentos em shoppings sofreram mais, com queda de 5%, enquanto as lojas situadas em ruas tiveram retração de 3% no fluxo.

Com isso, a quantidade de compras teve uma redução de 12% nas lojas de rua e 10% em lojas dentro de shopping centers, no mesmo comparativo. 
Especialistas explicam que é natural que aconteçam picos e vales, mas o importante é que, na curva mês a mês desse ano, o fluxo e as vendas vêm numa crescente e que a expectativa do setor é mais otimista para a segunda metade do ano.

 

Palavra da CDL Barra Mansa

A CDL Barra Mansa, acompanhando as instituições nacionais do varejo explica que há uma demanda reprimida, já que na pandemia os hábitos de consumo se adaptaram àquela realidade e agora, tendo mais liberdade de circulação, o setor se adapta ao novo momento.


Ainda de acordo com a entidade, foram 2 anos bastante desafiadores e complexos para o varejo. O ano de 2022 iniciou com a expectativa bem elevada de retomada, e mesmo agora, com uma pequena desaceleração, que é normal, o setor mostra sua força já em preparação para o segundo semestre.


“Temos que lembrar que o 2º semestre costuma ser mais forte para o varejo. E esperamos que isso se repita. A  situação vem melhorando gradualmente e a perspectiva para o resto do ano é ainda melhor, com expectativa de grandes eventos do segundo semestre, como Black Friday, Dia das Crianças e Natal”, pontuou o presidente da CDL Barra Mansa, José Paulo Nogueira.


Fonte CNN





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