Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

O cenário do varejo no Brasil: a CDL BM acredita na força do setor.

Ícone - Data de Publicação 25/04/2022      Ícone - Autor CDL BM



Foto - O cenário do varejo no Brasil: a CDL BM acredita na força do setor.

< Voltar para notícias



O setor de varejo abriu 204 mil novas lojas no Brasil ao longo de 2021. Esse foi o número divulgado pela Confederação Nacional do  Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tal resultado leva o país a alcançar o melhor avanço anual do setor desde 2018.


Um estudo da entidade, com base em dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), concluiu que o comércio varejista fechou o ano com acréscimo de 4,5%.
Dessa forma, o resultado compensou a retração de 1,4% registrada em 2020, ano marcado pela decretação da pandemia da Covid-19, por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). O maior destaque neste período foram os pequenos negócios. Conforme pesquisa, mais de 92% do total de comércios abertos foram microempresas e estabelecimentos comerciais de pequeno porte. Os dois modelos de negócio tiveram, respectivamente, um aumento de 158,2 mil e 29,9 mil companhias.

Na análise regional, os melhores desempenhos ficaram com São Paulo (55,7 mil), Minas Gerais (18,3 mil), Paraná (15,1 mil) e Rio de Janeiro (14,1 mil). Juntos, esses
quatro estados concentraram mais da metade das lojas  abertas no ano passado. Presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressalta que 2021 foi um momento de recuperação para o ramo.
“A flexibilização das restrições impostas ao varejo em diversos estados e municípios, especialmente após o fim da segunda onda da pandemia, e o avanço da vacinação, contribuíram para a tendência de aumento da circulação de consumidores e, certamente, estimulou o movimento de reabertura de estabelecimentos comerciais”, pondera. 


Já o responsável pelo estudo, Fábio Bentes, chama a atenção para os desafios do ramo em 2022, mesmo com os sinais de recuperação apresentados na última avaliação.
“Ao contrário de 2020, quando o setor esteve sujeito a diversas medidas restritivas para tentar conter o agravamento da crise sanitária, os maiores obstáculos à retomada mais vigorosa do nível de
atividade do comércio se concentraram na deterioração das condições econômicas”, destaca o economista da CNC. A união de todos os níveis da experiência de atendimento passou a ser tratada com maior e total importância.

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos  elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.
Por outro, verifica-se que hoje em dia a utilização de dados dos clientes para fins de facilitar o relacionamento e a aceitação absoluta de que a atuação multicanal é fundamental para os negócios, além de outras tendências mercadológicas. Essencialmente agora, as  empresas precisaram recorrer à tecnologia para viabilizar a continuidade de suas operações e garantir vendas eficientes.
E dessa forma, a união de todos os níveis da experiência de atendimento passou a ser tratada com maior e total importância, visando entregar boas ofertas, uma experiência integrada e uma jornada de compras otimizada. 

 

CDL Barra Mansa acredita na força do setor

“Após dois anos de muita incerteza, o varejo se viu na necessidade de se adaptar e se reinventar de forma abrupta. Nesse processo, nós criamos novas oportunidades para
os negócios com reflexo nos hábitos de consumo de muitos brasileiros. As mudanças ainda acontecem no dia a dia de nossas empresas principalmente junto às nossas equipes a
fim de alinhar todo esse novo cenário que muda de forma muito dinâmica. É de fato desafiador para o empresário, mas somos assim, movidos à inovações”, diz Leonardo dos
Santos, presidente da CDL Barra Mansa que acredita na força do varejo e os números acima representados também foram refletidos no comércio de Barra Mansa com abertura
de lojas tanto no centro empresarial quanto nos bairros.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!