Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Inova Varejo: É tempo de sair da zona de conforto

Ícone - Data de Publicação 20/05/2020      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Inova Varejo: É tempo de sair da zona de conforto

< Voltar para notícias



“ Temos que refletir sobre os rumos que estamos dando para nossos negócios. Existe aquela famosa crença de que em time que está ganhando não se mexe, que nos dá a sensação que está tudo certo e nada deve mudar, mas que não passa de uma justificativa para nos acomodarmos e deixarmos de tomar decisões que nos tiram da zona de conforto.

E, o que estamos vendo agora, é que não existe nada ganho e também nada perdido. O mundo está em constante transformação e existem vários fatores que podem mudar tudo radicalmente, como o Coronavírus tem feito. Não foi a primeira pandemia e está longe de ser a última, por isso a reflexão que iremos fazer a seguir poderá servir de base para que possamos reestruturar os nossos negócios e colocá-los nos trilhos do desenvolvimento sustentável.

Primeiramente, vamos identificar se estamos construindo nossa história na areia ou na rocha, pois muitas pessoas constroem seus negócios assentados em uma megaestrutura, mas não se preocupam com a sustentabilidade do mesmo e acabam entrando na espiral do crescimento a qualquer custo. O resultado dessa engenharia é os empresários  que não criam relacionamentos saudáveis com seus stakeholders.

Essa pandemia está mostrando o tanto que somos interdependentes e que precisamos pensar uns nos outros. O empreendedor que só pensava no próprio umbigo agora está tendo dificuldades em conseguir ajuda. Mais do que nunca, a economia colaborativa está ganhando força deixando o individualismo para trás. Como exemplo, podemos citar inúmeras startups que criaram um ambiente colaborativo entre si e hoje continuam funcionando a todo vapor, enquanto empresas tradicionais estão fechando as portas.

Um outro ponto de reflexão está ligado à inovação. Quando digo que as empresas têm que inovar, não estou me referindo apenas à tecnologia. Sempre vejo a inovação como tudo aquilo que irá nos tirar da zona de conforto para que possamos mexer justamente no time que está ganhando.

Muitos empreendedores se habituaram com uma forma de realização desenvolvida nos próprios negócios, seja em vendas, seja em compras, seja no financeiro ou administrativo, mas hoje temos muito conteúdo que pode nos ajudar a inovar.

Com o intuito de fomentar a disseminação de conteúdos e ferramentas que irão servir ao varejista no momento de dar o salto inovador, a Coordenação Nacional da CDL Jovem desenvolveu o portal “Inova Varejo” que irá captar, digerir e entregar as melhores práticas de inovação do Brasil e do Mundo para os pequenos e médios varejistas.

Queremos muito que o varejo brasileiro cresça e seja mais sustentável e, assim, por meio de uma educação empreendedora ousada iremos estar mais preparados para as adversidades e as oportunidades que o mundo globalizado nos traz.

Vamos juntos superar este momento difícil. Que possamos continuar acreditando e trabalhando por dias melhores em nossa nação. Grande abraço!”

Lucas Pitta - Coordenador Nacional da CDL Jovem

Fonte CNDL





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!