Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Cadastro Positivo será votado hoje na Câmara em Brasília.

Ícone - Data de Publicação 17/04/2018      Ícone - Autor Fonte - O Globo e CNDL.



Foto - Cadastro Positivo será votado hoje na Câmara em Brasília.

< Voltar para notícias



Duas medidas anunciadas pelo governo para dar um impulso na economia brasileira ainda não produziram efeito. Uma delas mexe com o famoso e tão prometido cadastro positivo e se arrasta há dez meses no Congresso.

 

Nilson e Neide pagam tudo em dia e acham que merecem taxas especiais na hora de fazer um crediário.

“Eu sou um bom pagador. O dinheiro, emprestou a mim, está garantido, não é? Como dizia meu pai, eu só boto chapéu onde a mão alcança”, disse o aposentado Nilson Lemgruber.

 

Ainda há muito a se fazer no Brasil para melhorar o ambiente de negócios. Por exemplo, baixar custo de empréstimos e deixar a vida dos consumidores menos burocrática. Dois projetos trazem mudanças nesse sentido e aguardam votação no Congresso.

 

Em tramitação desde 2017:

 

O cadastro positivo, começou a tramitar no Congresso em junho de 2017, passou pelo Senado e só agora pode ser votado pela plenário da Câmara.

 

Ele inclui automatica e obrigatoriamente todos os consumidores em um banco de dados. É uma espécie de currículo, um histórico financeiro do brasileiro. Pela proposta, o gestor das informações pode abrir o cadastro e compartilhar estas informações com outros bancos de dados, estabelecer pontuações para quem mantém as contas em dia e manter informações como o histórico de crédito do consumidor. O objetivo é beneficiar quem paga em dia, na hora de pegar um empréstimo, por exemplo.

 

Pelo projeto, o consumidor poderá pedir para sair do cadastro, por exemplo. Mas entidades de defesa do consumidor querem mais garantias de proteção aos dados.

 

“Isso é um pequeno avanço, mas que precisaria de vários outros mecanismos e direitos para serem garantidos. Porque o consumidor precisa não apenas ter o direito de sair, mas o direito de saber como seus dados estão sendo usados”, afirma o advogado Igor Britto, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

 

Luta do Movimento Lojista:

 

O cadastro positivo é uma luta antiga do Movimento Lojista, pois valoriza o bom pagador.  

No dia 10 de abril o presidente da CNDL, José César da Costa, o presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Júnior, e o vice-presidente da CNDL e presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer, se reuniram em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para discutir a importância da aprovação da nova lei.

O encontro foi viabilizado pelo presidente da FCDL-RJ, Marcelo Merida.

 

O PLC 441/2017 altera a Lei do Cadastro Positivo (Lei 12.414/11), garantindo a privacidade do consumidor e o seu sigilo bancário. A principal mudança é que todos os brasileiros poderão ter as suas informações sobre histórico de pagamentos disponíveis no Cadastro Positivo.

 

O presidente da CNDL, José César da Costa, foi um dos que fizeram uso da palavra. Ele lembrou a importância do Sistema CNDL para a economia do país, por ser a voz de 2 mil entidades vinculadas, quase meio milhão de empresas associadas e gerar 4,6 milhões de empregos. “O setor de comércio e serviços demanda grandes desafios em termos de políticas públicas, inovação e eficiência. Para superá-los, contamos com o apoio do Poder Legislativo na aprovação do Cadastro Positivo”, afirmou.

 

Pelo SPC Brasil, falou seu presidente, Roque Pellizzaro Júnior, que reforçou a importância do Cadastro Positivo como um instrumento na melhora da oferta de crédito no país. “Quem concede crédito precisa de ferramentas adequadas. Sem o Cadastro Positivo não há como a relação crédito/PIB crescer. O bom pagador é punido pelo inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos”, resumiu.

 

Fonte: O Globo e CNDL





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!