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Procon: Apenas 5% dos atendimentos em BM estão relacionados ao comércio da cidade.

Ícone - Data de Publicação 16/04/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa - Thaís Mattos



Foto - Procon: Apenas 5% dos atendimentos em BM estão relacionados ao comércio da cidade.

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Em entrevista à Revista O Lojista, o gerente do Procon de Barra Mansa, Felipe Goulart da Fonseca, divulgou um recente levantamento sobre os atendimentos realizados no órgão no ano de 2017. Foram 6.564 atendimentos, média de dois mil a mais que no ano anterior.


E como parte desse número, conforme pesquisa também feita pelo Procon, apenas 5% estão relacionados às lojas de Barra Mansa.


“Isso demonstra o que de fato acontece, em grande e significativa parte, no dia a dia do comércio aqui no município. São poucas as reclamações que chegam até a nós. Isso porque, na maioria das vezes o lojista faz o possível para resolver o problema com o próprio cliente. Parte do lojista esse relacionamento, pois ele busca a fidelização, ele tem o interesse em ganhar o cliente, ele não quer causar danos a alguém que está por perto e pode voltar”, explica Felipe, destacando a qualidade na mão de obra e qualidade do comércio de Barra Mansa.


De acordo com o Felipe, a orientação que o Procon procura sempre passar ao consumidor é para que ele valorize, de fato, o comércio local, que esteja atento às compras pela internet com empresas que não conhece e que possam trazer taxas altas na entrega e comprometimento na qualidade. “Quase tudo o que vemos online, temos como comprar aqui”, ressalta.


Conforme os números do Procon, dos atendimentos feitos ano passado, 40% representam redes de telefonia – TV e Internet; 15% serviços bancários e 15% grandes magazines.
Os 5% relacionados aos comércio de Barra Mansa, em grande parte são reclamações sobre lojas de consertos de celular, consertos em geral, plano de saúde e insatisfações com trocas de mercadorias.


“Nessas situações, constatamos a boa vontade e o bom senso do empresário em estar aberto a resolver a questão com o consumidor. Muitos vêm aqui no Procon buscar orientações sobre como proceder e muitos, acabam agindo além do que a própria lei orienta. Então, deixo o convite a todos os lojistas e comerciários a estreitarem o relacionamento conosco como forma de garantir o que é certo, para loja e consumidor. Garantir a boa venda e o relacionamento com o cliente também”, diz Felipe.


O gerente do Procon destaca o bom índice de resolutividade nos atendimentos feitos pelo órgão e afirma a necessidade de maior conscientização das empresas – de um modo geral – que lidam com vendas. “Temos buscado fazer esse trabalho com muita conversa, diálogo e estando próximo do lojista local, e até mesmo na aplicação de multas – para empresas que não comparecem às audiências, por exemplo – pois acreditamos que sejam formas de educar para a compra e venda corretas”.


Ao final da entrevista, Felipe novamente colocou toda a equipe do Procon à disposição do lojista de Barra Mansa e encerrou o que acredita ser o que faz com que o relacionamento Comerciante & Cliente seja eficaz: alinhamento Lei do Código e Defesa do Consumidor e Bom Senso.                       





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