Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Setembro Amarelo: Fale sobre isso em sua empresa.

Ícone - Data de Publicação 01/09/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa - Dados do CVV.



Foto - Setembro Amarelo: Fale sobre isso em sua empresa.

< Voltar para notícias



Quatro pessoas terão dado fim à própria vida enquanto você lê esta notícia. Sim, isso ocorre de forma silenciosa e em números assustadores. Segundo os especialistas no setor, a melhor solução é quebrar este silêncio e falar a respeito. Daí vem a importância da Campanha Setembro Amarelo. 

 

Segundo o CVV - Centro de Valorização da Vida, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

 

Como buscar ajuda?


Mas como buscar ajuda se, sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada, e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e que ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?


O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), há duas ou três décadas, eram rodeadas de tabus e o número de suas vítimas aumentava a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário. 


 
Por essa razão, o CVV – Centro de Valorização da Vida, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, está engajada e promovendo atividades neste  movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.

 

Como sua empresa pode participar?

 

A CDL está convidando todas as empresas a adotarem o uso da fita amarela em seus uniformes durante o mês. É uma forma simples mas eficaz de sinalizar sobre o tema junto a todas as pessoas que visitam a loja ou a empresa. O CVV, contudo traz outras medidas que também podem ajudar neste sentido:

 

  • Colocação em sua fachada do laço amarelo, símbolo das campanhas de prevenção, e/ou iluminação do prédio com a cor amarela; 
  • Fixação de cartazes da campanha “Falando Abertamente” em locais de circulação do prédio (material disponível aqui);
  • Divulgação do banner da campanha em site institucional, incluindo link para o site do Setembro Amarelo;
  • Divulgação da campanha em redes sociais ou páginas pessoais;
  • Distribuição da cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, elaborada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, disponível aqui (como opção, pode ser acompanhada de fita amarela para a roupa ou pulso, estimulando a adesão à campanha);

 

Participe!

 

Agora tem CVV em Barra Mansa:

 

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma instituição que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. 

 

Com sede em várias unidades espalhadas por todo o país, o CVV está agora também presente em Barra Mansa. Um fruto muito valoroso do trabalho de vários voluntários do município. 

Se você enfrenta dificuldades ou precisa de orientação sobre como auxiliar alguém no combate à depressão, ligue grátis para 188 e fale com o CVV!

 

 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!