Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Perdi meus dados e agora? Dicas para proteção de dados da empresa e dos celulares

Ícone - Data de Publicação 05/02/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Perdi meus dados e agora?  Dicas para proteção de dados da empresa e dos celulares

< Voltar para notícias



A tecnologia no varejo vem avançando a cada dia, com inovações que buscam melhorar a forma de comprar e vender.
O impacto causado pelas redes sociais, dispositivos móveis e aumento do e-commerce é só a ponta do iceberg quando se fala em digitalização, essencial para uma empresa crescer e se manter no mercado.

 

A tecnologia empresarial está cada vez mais veloz e necessária, mas em meio a tudo isso, não se pode deixar a segurança de dados fora dessa conversa.
E aqui, vale destacar: desde a proteção de dados da empresa até os dados dos celulares.



O diretor de produtos e serviços da CDL BM, Xisto Neto, que há muitos anos trabalhou no setor da informática e pratica com cuidado todas essas questões em sua loja comercial, nos traz algumas dicas. Vamos lá?!

 

Organização dos dados

 

“ Sempre mantenho uma pasta onde são armazenadas as planilhas, textos, etc. Facilita muito para fazer o backup ou uma manutenção na máquina, pois fica tudo em um mesmo lugar. Todas as máquinas da rede sempre gravam seus documentos nesta mesma pasta em um computador definido (que faz o papel de servidor, mas não é necessariamente um computador diferente dos demais) . É muito mais seguro e confortável trabalhar sua agenda de contatos sincronizada na nuvem (Outlook, gmail, etc) do que gravada no celular ou no chip. Em caso de perda, roubo ou dano no aparelho fica muito simples resgatar todas estas informações.  E para finalizar, tenha o hábito de senhas tanto no computador quanto no celular.”

 

Sobre sua máquina, seu computador da loja:

 

É preciso cuidar da manutenção das máquinas e a renovação periódica dos equipamentos. O servidor precisa ser o computador mais confiável.

 

Cópias de segurança

 

Na segurança da informação, fazer cópias não é apenas um capricho, mas uma verdadeira necessidade. Esse hábito protege não apenas contra ataques externos que possam modificar as informações, mas também contra erros internos que podem ocorrer.
Guarde os dados em outras mídias físicas (como pen drives e HDs externos) ou leve-os para outros ambientes. Contratar um serviço na nuvem também pode garantir o uso dessas cópias quando necessário.

 

Use softwares de proteção contra vírus

 

Ter um bom conjunto de antivírus, firewall e anti-spam é imprescindível para a proteção dos seus dados.

 

Treine a equipe

 

Tenha regras bem definidas e treine os colaboradores nesse quesito. Essa é uma prática fundamental e que pode prevenir muitas falhas humanas nos sistemas. Solicite senhas fortes para os usuários é uma forma bem simples e efetiva de começar a pensar na segurança e proteção aos dados.

 

Armazene fotos de produtos e tenha seu celular liberado pra trabalhar

 

Seja por espaço insuficiente na memória do equipamento, defeitos no celular ou em nosso computador sem backup, nossas fotos sempre estarão em risco enquanto não forem salvas em um ambiente de sistema de armazenamento confiável.
O conselho mais importante é manter sempre um backup atualizado e ter um plano de recuperação, pois equipamentos podem apresentar problemas sem avisar.
O conteúdo salvo na nuvem pode liberar espaço de armazenamento interno do dispositivo, assim você não precisa excluir fotos para baixar um aplicativo novo. Exemplos: Google One, OneDrive, Dropbox, Amazon Cloud Drive e iCloud.

 

A segurança da informação pode parecer um grande problema, mas algumas soluções relativamente simples e certas mudanças de hábito podem transformá-la em uma parceira da eficiência na sua empresa.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!