Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Outubro Rosa, um toque de amor pela vida: a importância do auto exame.

Ícone - Data de Publicação 05/10/2018      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Outubro Rosa, um toque de amor pela vida: a importância do auto exame.

< Voltar para notícias



Esse é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

 

O movimento Outubro Rosa, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.

 

Essa é uma forma de ajudar a conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois, segundo os especialistas, quanto mais se fala sobre isso, mais a população sabe lidar e encontrar apoio e tratamentos corretos.

Sintomas:
Quando se fala em sintomas do câncer de mama, a primeira coisa que vem à mente é o nódulo que pode ser encontrado no autoexame ou na mamografia. Embora não seja o único sinal, existe um motivo muito claro para ele ser o escolhido das campanhas do Outubro Rosa, em que o destaque é a prevenção à doença. Este é um dos sintomas do estágio mais inicial do câncer de mama e permite o diagnóstico em uma fase plenamente curável da doença.
Outros sintomas também podem indicar um estágio mais avançado do câncer de mama”. Por isso, a mamografia é o exame imprescindível. Ela é capaz de detectar nódulos bem pequenos. 
Fazer este exame anualmente é fundamental na prevenção.

 

Autoexame:
O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos, sete dias após a menstruação quando as mamas estão mais flácidas e indolores. 
Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês para realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas.

 

A CDL de Barra Mansa mais uma vez incentiva a informação e conscientização dessa campanha como forma de AMOR e CUIDADO pela VIDA! Previna-se e qualquer sintoma, procure seu médico. 

 

Fonte: Revista Saúde Abril e INCA
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!