Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

O Varejo continua sendo destaque na economia e empregabilidade na região

Ícone - Data de Publicação 06/02/2019      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - O Varejo continua sendo destaque na economia e empregabilidade na região

< Voltar para notícias



Fonte Sebrae

A CDL de Barra Mansa, assim como diversas outras entidades e empresas representativas da região e muitas das quais participaram por meses das ações do Projeto Líder, promovido pelo Sebrae, teve acesso ao relatório detalhado do Panorama do Vale do Médio Paraíba. 


De acordo com o Sebrae, esse estudo busca apresentar um retrato geral da região e seus municípios, oferecendo informações relevantes da região, contribuindo para uma análise do Médio Paraíba na contemporaneidade, de forma a orientar e fundamentar possíveis ações futuras a serem tomadas pelas lideranças do LIDER.


O LIDER Médio Paraíba Rio de Janeiro contempla 12 Municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porte Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda.


Em um breve relato, nossa Revista Digital O Lojista “pincelou” alguns pontos que demonstram a força e a representatividade do Varejo, do Comércio e do Serviço no que se refere à geração de emprego, renda e economia para a região e Barra Mansa.


Acompanhe!


Comércio e Serviços: Os maiores destaques na participação no PIB do Estado do Rio.
O setor de maior destaque quanto à participação no PIB no Médio Paraíba é o setor de Comércio e Serviços com 41,1%, assim como visto no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, cujos percentuais são de 47,3% e 47,5%, respectivamente. Analisando a representatividade do PIB do Médio Paraíba, verifica-se que a região contribui com 5,31% do PIB do Estado e 0,58% do PIB do país. 


Barra Mansa está entre as cidades que, juntas, representam 82% do total de empresas na região.
Em relação ao número de empresas, em pesquisa feita pelo Sebrae em agosto de 2018, observa-se que Volta Redonda (28.308), Barra Mansa (19.235). Já em relação ao número de empresas observa-se que Volta Redonda (28.308), Barra Mansa (19.235), Resende (15.795), Barra do Piraí (9.819) e Valença (7.472) juntas representam 82% do total de empresas na região, , o que demonstra a grande variação dos municípios.


Cidade desde 1857, Barra Mansa ocupava grande parte do território do Médio Paraíba. Também originou grande parte dos municípios hoje existentes e exerce grande influência na região. Comércio e Serviços representam 47% de participação no PIB, seguido da Administração pública, com 22%.


Quantidade de Funcionários por Setor
O setor de Serviços se destaca pela maior quantidade de funcionários (contratados e formalizados pela CLT): são aproximadamente 120 mil funcionários empregados no setor, consistindo em um percentual de 54%. Em sequência tem-se o setor de Comércio (21%), com 46.077, seguido de perto pelo setor industrial, 46.016 (21%). Com menor quantidade de funcionários tem-se os setores da Construção Civil (3%), 7.631, e da Agropecuária (0,3%), 763, conforme observado no gráfico a seguir.


O ramo de maior presença nas empresas da região consiste no Varejo
O setor conta com o percentual de 34,3%, seguido dos serviços diversos com 13,1% e de serviços de alojamento e alimentação com 12,7%.


Abertura de empresas em 2018
Em 2018, até o mês de outubro, a região já conta com 1.254 solicitações de abertura de empresas. Desse total 73% das solicitações foram nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Palestra

Educação Financeira e Orientação para Crédito

26/03/2019 19:00h CDL Barra Mansa

Fornecer a microempreendedores individuais noções gerais sobre gestão financeira e informações básicas sobre obtenção de crédito para melhoria e expansão de seus negócios.

Palestra

Finanças Pessoais

28/05/2019 19:00h CDL Barra Mansa

Fornecer orientações sobre como gerenciar adequadamente as finanças em âmbito pessoal e familiar.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!