Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

O que vai afetar a vida do lojista neste ano?

Ícone - Data de Publicação 14/01/2018      Ícone - Autor André Oliveira - CDL BM



Foto - O que vai afetar a vida do lojista neste ano?

< Voltar para notícias



Ano da Virada:

 

A tão esperada retomada econômica do país finalmente parece se desenhar no horizonte. A maneira como isso vai afetar o lojista é, contudo, ainda incerta. De imediato, a cena propicia a abertura de novos negócios que estavam na gaveta ou revitalização dos que já estão abertos. Mas vá com cautela. Assim como a indústria de base é um dos primeiros setores a sentir os efeitos da retomada, o varejo é um dos últimos. Mas, se pretende renegociar seu contrato de aluguel, a hora é agora. 
A flexibilização das leis trabalhistas também abre oportunidades para empresas mais dinâmicas no seu modo de atuar e leves quanto aos custos. O varejo tende a mudar bastante em função disso.


Copa da Rússia:

 

Após o trauma dos 7x1 contra a Alemanha, o país tem a chance de redimir sua honra diante do mundo. A confiança da população na postura e profissionalismo do técnico Tite deve pesar positivamente neste sentido e mobilizar o público. Isso resgata um fator muito importante no país: a autoestima por ser brasileiro. O excesso de escândalos de corrupção, demonstrações de impunidade e arroxo financeiro trouxe a apatia à população e uma constante sensação de que “não vale à pena lutar por este país”. E isso é muito ruim. 
O Brasil é muitíssimo rico e com inúmeras potencialidades. O olhar positivo sobre o país estimula o investimento, encoraja as mentes empreendedoras e transforma a sociedade, a economia e a  cultura. Olhar para a grama do vizinho e ficar reclamando não faz florescer o seu jardim. 

 

Eleições Fake News:

 

Logo após a Copa, vêm as eleições que prometem ser marcadas pelas “Fake News”: Notícias falsas espelhadas pela internet, com títulos sensacionalistas e extremistas, que visam arrebatar eleitores especialmente através do ódio, sectarismo social e polarização de pensamentos – Se não está comigo, está contra mim.  A interferência da Rússia levantada nas investigações sobre a eleição de Trump nos EUA é um bom exemplo disso. 
Este cenário é perfeito para o crescimento do populismo, a segregação social e “falsos heróis”, como já ocorreu em diversos momentos da história. É preciso ficar muito atento para não servir de massa de manobra a estes movimentos. 
Além disso, estas eleições são a grande chance que o país espera para a renovação política e o fim do foro privilegiado que acaba servindo como véu de impunidade para o Presidente, todos os parlamentares envolvidos em corrupção e para quem tem suas investigações praticamente paralisadas. É muito importante pensar nisso na hora de votar.


Venda na Internet:

 

Segundo pesquisa de intenção de compras do SPC, no Natal de 2017, 40,2% de consumidores compraram os presentes de Natal nas lojas online, enquanto 37,5% comprou em shoppings. O lojista de Barra Mansa precisa estar atento a isso. 
O comércio online tem crescido a despeito de qualquer crise e é uma tendência irreversível. O lojista que não participar desta transformação tende a sair do mercado como aconteceu com as lojas de revelação de filmes fotográficos ou de máquinas de escrever. 
Apesar disso, a mobilização do empresariado local neste sentido ainda é muito pequena. 

 

Drones:

 

Por fim, chegou a vez dos drones – pequenos aparelhos controlados remotamente. Finalmente regulamentados no país e com preços acessíveis em todo o mundo, eles prometem transformar quase todos os segmentos da economia, segundo especialistas: Imagens aéreas de festas e casamentos, inspeções de obras na construção civil, fiscalizações de terrenos, investigação de crimes, manutenções de alto risco na indústria e até a selfie da família nas férias de verão, pois já existem mini-modelos, controlados pelos gestos da mão no “modo Jedi”, que faz alusão aos guerreiros de Star Wars. Seu negócio pode ganhar com isso? A hora é essa. Fique de olho!





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





OFICINA

SEI FORMAR MEU PREÇO

15/08/2018 18:30h CDL Barra Mansa

É hora de aprender a calcular gastos, a margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do seu negócio para a formação de preço do seu produto ou serviço.

OFICINA

SEI CLICAR

19/09/2018 18:30h CDL Barra Mansa

Aprenda a utilizar a internet, ferramenta fundamental na atualidade, para aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!