Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

O que fazer quando lhe pedem esmolas em Barra Mansa?

Ícone - Data de Publicação 30/07/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - O que fazer quando lhe pedem esmolas em Barra Mansa?

< Voltar para notícias



A questão dos moradores de rua é um dilema humanitário. É impossível não se sensibilizar com as difíceis condições de vida em que algumas pessoas se encontram nas grandes cidades, muitas vezes envolvidos também por questões ligadas à dependência química ou mesmo a sérios comprometimentos psicológicos. 


Prestar auxílio, contudo, pode não ser tão difícil quanto se parece, mas é muito importante saber como proceder. 

 

Não dê esmolas:

 

Segundo profissionais que se dedicam ao apoio aos moradores de rua, tudo começa pelo ato de não dar esmolas. Sim, a atitude até corta o coração às vezes, mas estes profissionais têm dificuldade em levar os moradores de rua aos centros de auxílio. A esmola neste caso acaba tendo efeito reverso:  Serve como incentivo a permanência nas ruas, abrindo portas para um comprometimento ainda mais grave nos casos de dependência química, violência urbana e distúrbio psicológico aos quais estas pessoas estão expostas. 


Quando se oferece dinheiro ou alimentos, cria-se a oportunidade para que esta condição de miséria perdure. No caso do dinheiro, o risco é ainda mais sério pois permite também a aquisição de álcool ou drogas no caso dos dependentes. 
Quando falta alimento nas ruas, o morador de rua se vê obrigado a procurar as instituições de apoio. Sim, elas existem em Barra Mansa, e é aí que a ajuda de verdade começa.

 

Instituições de apoio em Barra Mansa

 

Em Barra Mansa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos mantém o  Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, conhecido com Centro POP. 


O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Alameda Vanazzi, nº 450, no bairro Ano Bom. Uma das transversais da Av. Presidente Kennedy. Auxilia a população de rua com vários serviços como suporte na emissão de documentos, inserção no mercado de trabalho, oficinas e grupos de convivência que são de muita valia no resgate da autoestima destas pessoas.  Além disso, servem refeições e disponibilizam banheiros para banho e higiene pessoal. A equipe de apoio conta com 12 profissionais entre psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.


Segundo o centro POP, a maioria dos atendidos sofre com dependência química, transtorno mental, desemprego ou conflito familiar. 
Para o pernoite, os moradores são encaminhados para os abrigos tradicionais da cidade como o SOS, Lar de Jesus e  Lar de Maria. 
Em suma, o atendimento multidisciplinar oferece suporte ao indivíduo em todo o resgate de sua cidadania, não apenas matando a fome ou protegendo contra o frio.

 

Sopão ou agasalhos? Ajude as instituições de apoio!

 

Muitas instituições religiosas canalizam a boa vontade e disposição de seus fiéis e também desenvolvem atividade de suporte à população de rua. Contudo, quando este apoio oferece alimento e agasalhos nas ruas, como nos tradicionais “sopões semanais”, é o mesmo dilema. Atende-se à uma necessidade momentânea e, consequentemente, contribui para sua permanência em condição de miséria. 


Uma dica muito valiosa neste sentido é: Continue ajudando e faça isso em parceria com as instituições de apoio como o Centro POP, o SOS ou os lares de Jesus e Maria. 
Quando o morador de rua precisa ir até estes centros para receber a sopa ou o agasalho, os profissionais de apoio têm acesso direto a ele. Esta aproximação é fundamental para o resgate multidisciplinar que não só sacia suas necessidades imediatas, mas também constrói uma nova oportunidade de futuro para cada um. 


Assim, canalizando a boa vontade de todos para um objetivo comum, o verdadeiro apoio torna-se mais forte e cada vez mais efetivo. 
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





OFICINA

SEI FORMAR MEU PREÇO

15/08/2018 18:30h CDL Barra Mansa

É hora de aprender a calcular gastos, a margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do seu negócio para a formação de preço do seu produto ou serviço.

OFICINA

SEI CLICAR

19/09/2018 18:30h CDL Barra Mansa

Aprenda a utilizar a internet, ferramenta fundamental na atualidade, para aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!