Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Novembro azul: com que frequência você checa a sua saúde?

Ícone - Data de Publicação 05/11/2018      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Novembro azul: com que frequência você checa a sua saúde?

< Voltar para notícias



Quando o assunto é prevenção e cuidados sistemáticos com a saúde, é muito comum entre o público masculino que tais exames preventivos sejam adiados.


E é justamente buscando conscientizar junto aos homens sobre a importância de cuidar da sua saúde que surgiu a campanha Novembro Azul, com foco naquela que é a segunda causa de morte mais comum entre eles: o câncer de próstata.


Além dela, no entanto, muitos outros males também podem ser evitados por meio da prevenção e do diagnóstico precoce, como doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, depressão e problemas cardíacos.


A Campanha do Bigode


Essa foi uma forma de chamar a atenção das pessoas para a saúde masculina.
A Campanha do Bigode surgiu na Austrália do início dos anos 2000, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro. Em pouco tempo, essa ação ficou conhecida como Movember, que nada mais é do que a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro).


A ação ganhou repercussão e foi replicada em diversos países. 
Novembro Azul é uma referência ao Outubro Rosa – que busca conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Porém, na campanha Azul, além de deixar o bigode crescer,  usar a cor azul é uma forma de compartilhar informações que desmistifiquem a doença ou promovam a saúde masculina como um todo.


A ação trabalha o foco do diagnóstico precoce! Quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura!


Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que um homem morra a cada 40 minutos por causa do câncer de próstata — são mais de 13 mil mortes anuais. E, para reverter esse quadro, o tempo é essencial, já que o início do desenvolvimento desse tipo de câncer, normalmente não apresenta nenhum sintoma. 


Por isso, exames preventivos ajudam a evitar a descoberta em estágios avançados da doença e as chances de cura são maiores.


Homens com mais de 50 anos devem realizar o exame de toque anualmente — ou antes, caso tenham histórico de câncer na família.


Vamos juntos conscientizar mais e mais pessoas sobre essa importante ação.


Com uma simples mudança de hábito, muitas vidas podem ser salvas.
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!