Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Liderança Extraordinária: a arte de equilibrar missão e necessidade da equipe

Ícone - Data de Publicação 03/05/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Liderança Extraordinária: a arte de equilibrar missão e necessidade da equipe

< Voltar para notícias



Em um resumo de uma entrevista divulgada na imprensa com Antonio Medeiros, palestrante e uma das maiores  referências sobre liderança no Brasil, destacaremos aqui o conceito de Liderança Extraordinária que, segundo o palestrante , mostra que liderança é relacionamento. Mostra que os líderes que conhecem o ser humano e têm coragem de ser exemplo, engajam as pessoas e mudam a forma das empresas atuarem.


Veja a entrevista:

Quais são as principais características de uma boa liderança?
Medeiros - Após mais de 20 anos percorrendo o país liderando equipes de alto rendimento, tive a oportunidade de trabalhar como mentor e treinador de líderes. Ao orientar e ajudar pessoas a inspirarem outras, percebi que muitos imaginavam que a arte de se relacionar com pessoas fosse fácil. Motivar as pessoas em torno de um alvo comum não é nada fácil. As pessoas ficam perdidas e sem saber como lidar com pessoas difíceis e “geniosas”. Muitos líderes correm de um lado para o outro e parece que seus trabalhos e esforços não são suficientes para motivar e fazer de seus times uma equipe coesa.

 

Duas características vitais para que um líder seja reconhecido como tal:
Medeiros - A primeira coisa é CONHECER. É impossível exercer uma liderança vitoriosa sem conhecer o que se faz, sua profissão e as pessoas. Uma equipe confiante em sua liderança, engaja. Por este motivo, a principal característica de líderes não é conhecer apenas os processos, mas principalmente as pessoas. A segunda é a CORAGEM, uma das maiores virtudes de uma liderança. Entretanto, esta palavra vem muito carregada de uma imagem heroica, salvadora. A coragem física é vital, mas ela deve ser a externalização de uma coragem maior, a que vem de dentro, que é a coragem moral. Ser uma pessoa corajosa é ter a força de se posicionar pelo que é correto, é prestigiar a cordialidade e respeitar o outro. É aceitar a humanidade. Líder é um ser humano, com as mesmas necessidades de um colaborador, passíveis de erros, medos e necessidades. Uma liderança que é compassiva e empática entende as vulnerabilidades de cada integrante de sua equipe e tem a coragem moral de ajudar o crescimento individual e o desenvolvimento  do time, tudo isso sem deixar de ser enérgica, rápida e corretiva. 

 

Em qual tipo de liderança você acredita?
Medeiros - Acredito na liderança extraordinária, aquela que não age conforme a ordem, aquela que surpreende seu time e sua empresa. Costumo dizer que a liderança extraordinária é aquela que consegue gerenciar no atacado (visão sistêmica) e liderar no varejo (humanização do processo). Gerenciar é um verbo que pode ser conjugado no atacado, enquanto liderar somente no varejo. Falar sobre o conceito de liderança é algo que inicialmente parece fácil, mas se cada um for escrever no papel sua própria definição, muitos terão dificuldade.


Como liderar neste momento de incertezas para fazer uma boa gestão de pessoas em 2021?
Medeiro - Muitas vezes vemos pessoas com uma capacidade tremenda, mas não conseguindo performar à altura e não entendemos os motivos. Como é comum ver colaboradores com currículo recheado que não chegam aos patamares que outros menos competentes e experientes chegam. Como palestrante, sou muito mais contratado para aumentar capacidade do que minimizar as interferências. Se não conhecermos as pessoas não saberemos onde precisa ser trabalhado, capacidade ou interferência. À frente de equipes  de alto desempenho, vejo que  contratamos pelas capacidades, mas perdemos os colaborados pela interferência. Percebo que atrelamos o resultado à  capacidade, e nos esquecemos que as interferências detonam o que a capacidade pode fazer. Como saber se precisa trabalhar a capacidade ou a interferência? Conhecendo sua equipe. Muitas vezes, as pessoas não precisam de mais capacidade, mas silenciar as interferências, que frequentemente estão fora dos muros das empresas e dentro de casa ou de cada um.

 

Fonte: Itaú Mulher





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!