Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Ganhos ambientais: Somos a primeira cidade a gerar energia a partir do lixo

Ícone - Data de Publicação 05/06/2019      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Ganhos ambientais: Somos a primeira cidade a gerar energia  a partir do lixo

< Voltar para notícias



Em setembro de 2018, o Centro de Tratamento de Resíduos de Barra Mansa inaugurou a primeira Central de Geradora de Energia do Sul Fluminense.
Desde então, a unidade produz energia elétrica usando o biogás - que é gás proveniente da decomposição do lixo que, traz ganhos diversos principalmente na questão da redução do efeito estufa. 


Por mês são gerados  635.000 kWh, volume que abastece cerca de quatro mil residências todo mês.
Pioneiro na instalação do Centro de Tratamento de Resíduos, município auxilia outras cidades no tratamento do lixo. 

 

Os lixões ainda são um grande desafio para a maioria dos municípios brasileiros. Ainda nos dias de hoje há cerca de três mil lixões espalhados pelo país, contaminando a atmosfera, o solo e os lençóis freáticos.


Buscando melhorias nesse sentido e qualidade de vida como um todo, Barra Mansa se torna a pioneira na Região Sul Fluminense por meio do funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). 


A unidade, localizada no Km 3 da Estrada Bananal, recebe diariamente 750 toneladas de resíduo, porém sua capacidade total chega a 950 toneladas/dia. 

 

Destinação ambientalmente correta do lixo do município


De acordo com o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa,  o CTR foi inaugurado em 2012 visando atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desde então o município adotou um modelo de gestão de resíduos regionalizada,  garantindo a preservação do meio ambiente e a constante busca pelo reaproveitamento dos resíduos. O procedimento, além do ganho ambiental, permite fomentar a economia, por meio da geração de aproximadamente 150 empregos diretos e indiretos, arrecadação de impostos (ISS) e pagamento de outorga pela operação do aterro sanitário, que rende aos cofres do município cerca de R$ 90 mil/ mês, acrescidos de outros R$ 18 mil referentes à outorga do biogás. O tratamento adequado do lixo ainda permite ao município parcela maiores dos recursos do ICMs Verde.

 

Diferença entre Lixão e Centro de Tratamento de Resíduos


Os lixões são áreas de despejo de lixo a céu aberto, sem qualquer medida de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, com alto risco de contaminação do solo e do lençol freático e atração de animais vetores de doenças. Nos aterros sanitários, ao contrário, existe todo um projeto de topografia, de preparação e impermeabilização do solo. Também há total controle sobre os resíduos enviados pelas prefeituras e empresas privadas. A finalidade é garantir a disposição dos resíduos sólidos urbanos sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. É considerada uma das técnicas mais eficientes e seguras de destinação de resíduos.

 

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO LIXO JÁ É REALIDADE 


Dotado de tecnologia avançada, o CTR produz biogás a partir dos resíduos, ou seja, o gás oriundo da decomposição do lixo é captado em tubulações,  gerando assim energia ao município.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Curso

LÍDER COACH

30/09/2019 09:00h CDL Barra Mansa

O Líder Coach é um programa voltado a lideranças, com diversas técnicas e ferramentas de gestão, que contribuem para estimular, gerenciar e aprimorar os talentos de suas equipes.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!