Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Fundo Clima: Conheça as fontes de crédito para economizar com energia solar.

Ícone - Data de Publicação 10/10/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - Fundo Clima: Conheça as fontes de crédito para economizar com energia solar.

< Voltar para notícias



No começo de junho o BNDES criou o “Fundo Clima”, que permite o financiamento de até 80% dos custos para instalar sistemas de energia fotovoltaica, a juros a partir de 4,03% ao ano. Mas o acesso a este crédito ainda gera dúvidas. 


Pessoas físicas também podem aderir, com crédito para instalar sistema de energia solar em casa. Empresas com renda de até R$ 90 milhões por ano também podem aderir.
O crédito do BNDES é concedido via bancos públicos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, mas uma verificação feita pelo portal G1 aponta que os interessados têm reportado dificuldades em acessar esse crédito junto aos bancos. Muitas vezes, o cliente vai no banco, fala dessa linha e a agência não está preparada. 

 

O que os bancos já oferecem?

 

O BB e a Caixa ainda avaliam como vão trabalhar a nova linha do Fundo Clima, mas já existem outras linhas de financiamento disponíveis hoje.


Como verificado pelo G1, a Caixa possui linhas como Construcard, o Crédito Imóvel e o Crédito Pessoal Inteligente. As taxas de juros partem de 1,45% a.m. e o prazo máximo pode chegar a 240 meses, com até 06 meses de carência. 


Já o Banco do Brasil possui o programa Agro Energia, destinado aos produtores rurais e suas cooperativas. As taxas e prazos de pagamento variam.
Nos bancos privados também é possível obter financiamento. No Santander, há uma linha que cobre custos com painéis, inversores e instalação. As taxas vão de 1,69% a 1,9% ao mês, e o prazo é de até 36 meses.


No Bradesco, existe a linha de financiamento para compra e instalação de equipamentos, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. As taxas são entre 1,80% e 1,86% ao mês, conforme o prazo da operação, que pode ser de até 60 meses. Dependendo do perfil do cliente, o banco financia até 100% do valor da instalação.

 

Como saber se vale à pena?

 

Para isso é preciso uma avaliação técnica. Em média, o empreendedor tem o retorno do valor investido no sistema após 4 a 6 nos de uso. Um sistema de painéis dura 25 anos em média. Com o sistema ligado à rede de distribuição de energia, o usuário pode ter a conta de luz reduzida em 80% em média, pois deve continuar pagando a taxa de disponibilidade de energia cobrada mensalmente pela distribuidora local – Light em Barra Mansa. 
O sistema é extremamente vantajoso para empresas com alto consumo de energia.  Entre elas os mercados, padarias e pequenas indústrias, devido ao uso intenso de fornos, máquinas e equipamentos de refrigeração.  


Produza em casa e consuma na empresa:

 

O sistema de produção da energia fotovoltaica pode ser instalado em um endereço para que a energia seja consumida em outro. Para isso, basta que os dois imóveis sejam cobertos pela mesma distribuidora – Light em Barra Mansa – e suas contas de luz sejam nominadas ao mesmo CPF ou CNPJ. A alternativa é ideal para lojistas que têm grandes áreas disponíveis para instalação dos painéis solares em casa ou no sítio, mas a empresa é alugada em um imóvel sem telhado no centro da cidade, por exemplo. 

 

Saiba mais em www.americadosol.org:

O projeto América do Sol é um portal mantido por várias instituições de incentivo que atuam no segmento de energia solar. Conta inclusive com um simulador solar  que auxilia nos cálculos de custo de instalação de um sistema fotovoltaico em sua empresa. 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!