Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Emprego: Saldo positivo no país e Sul Fluminense

Ícone - Data de Publicação 25/01/2019      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Emprego: Saldo positivo no país e Sul Fluminense

< Voltar para notícias



O mercado de trabalho brasileiro criou 529.554 empregos com carteira assinada em 2018, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no dia 23 de janeiro de 2019, pelo Ministério da Economia. 
Caged é um sistema que reúne o registro de contratação e demissão em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

 

Em destaque na pesquisa, o ano de 2018 foi de saldo positivo na geração de emprego em todo o país, depois de três anos de retração no emprego também. Este é o melhor desempenho desde 2013, segundo a pesquisa.

 

O Sudeste teve alta de 1,24% na geração de novos postos de trabalho mas o estado do Rio teve o menor saldo perante aos demais estados.
Na região do Sul do Estado, a cidade que mais gerou emprego no período de janeiro a dezembro de 2018 foi Volta Redonda com 2.295 vagas. Na sequência, as cidades de Piraí, Três Rios e Barra Mansa - esta, com 649 vagas.

 

Setores e Ramos de Atividades


O resultado anual foi liderado pelo setor de serviços, que, em todo o país, gerou 398.603 postos formais em 2018; e pelo comércio, que abriu 102.007 novas vagas com carteira assinada. Em seguida, a construção civil abriu 17.957 vagas.

 

Região Sul Fluminense


No Sul do Estado, o setor de Serviços foi destaque somando 3.084 novos postos de trabalho e o Comércio aparece em segundo lugar com 852 vagas.

 

Pesquisa Fecomércio feita em 2018:


O setor de serviços mostrou a sua força diante a todo o cenário de econômico.
No ano passado, a Revista O Lojista da CDL Barra Mansa divulgou uma pesquisa realizada pela Fecomércio RJ a qual mostra a reação bem como a força do comércio e da prestação de serviço no estado, em meio à crise econômica do país. 


Os números por si só mostram como é inegável a necessidade de atenção e apoio por parte do poder público ao setor. Além do crescimento na  Intenção de Consumo das Famílias no Estado, o acesso ao crédito também melhorou. Os setores de comércio de bens, serviços de turismo foram responsáveis, ainda, por 64,5% da arrecadação de ICMS do Estado em 2017.

 

“Acreditamos que todo esse cenário tenha influenciado na mudança em relação ao ambiente de negócios, na oportunidade de geração de emprego e renda bem como a complexidade e vocações do setor da prestação de serviço e do comércio. Tudo isso mostrou a importância desses setores em adicionar valor à economia não só municipal mas estadual e nacional. Os números do Caged só vieram a confirmar”, enaltece Xisto Vieira Neto, presidente da CDL Barra Mansa.

Fonte Caged e Fecomércio RJ





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Palestra

Educação Financeira e Orientação para Crédito

26/03/2019 19:00h CDL Barra Mansa

Fornecer a microempreendedores individuais noções gerais sobre gestão financeira e informações básicas sobre obtenção de crédito para melhoria e expansão de seus negócios.

Palestra

Finanças Pessoais

28/05/2019 19:00h CDL Barra Mansa

Fornecer orientações sobre como gerenciar adequadamente as finanças em âmbito pessoal e familiar.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!