Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

CDL e Compod: Parceria e união de forças em ações de prevenção às drogas

Ícone - Data de Publicação 17/05/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - CDL e Compod: Parceria e união de forças em ações de prevenção às drogas

< Voltar para notícias



Com o objetivo de conscientizar a sociedade em uma campanha contínua em defesa da vida e discutir ações voltadas para a prevenção às drogas, Barra Mansa realiza, em mais um ano, a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Drogas (Compod), e com o apoio da CDL e outras entidades. O evento acontece entre os dias 24 e 28 de maio e terá programação diversa. Cabe ressaltar que Barra Mansa é uma das únicas cidades do Vale do Médio Paraíba a possuir um conselho ativo destinado a articular e fiscalizar verbas estaduais e federais para projetos voltados às políticas públicas de prevenção e combate às drogas: o Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas(Comad). E a CDL Barra Mansa faz parte desse conselho justamente por acreditar na importância de ações efetivas para combater este mal, ajudando na qualidade de vida da população e, até mesmo, no combate à criminalidade.

 

Segundo o presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos, é fundamental conscientizar as pessoas, sobretudo os jovens, para que não entrem neste mundo, uma iniciativa que irá impactar diretamente na redução dos índices de criminalidade.  “A CDL tem orgulho em fazer parte deste Conselho e ajudar a pensar ações estratégicas de prevenção às drogas”, pontuou Leonardo, lembrando que a função do Comad, formado por entidades divididas entre Poder Público e sociedade civil, é deliberativa, fazendo a ligação entre a população e o governo, e fomentando ações para prevenção e tratamento do uso de drogas por meio das ferramentas disponíveis nas áreas de ensino, saúde, religiosa e desportiva. 

De acordo com o coordenador da Compod, Cesar Thomé, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Drogas promove anualmente, desde 2017 e sempre na última semana do mês de maio, a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, já que em 26 de maio acontece o Dia Mundial de Combate às Drogas. “Entendemos que o combate e o enfrentamento são feitos pelas forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Exército. Mas nós, enquanto Coordenadoria e Conselho, realizamos um importante trabalho preventivo”, explica o coordenador da Compod que, desde 2020, precisou se reinventar. 

 

“Nosso foco na prevenção sempre foi as escolas, através de palestras e da ronda escolar, que continua acontecendo, porém em menor escala. Porém, com a pandemia, cessaram-se as aulas e o trabalho foi reduzido. Criamos então formas de atingir os pais, pois, muitas vezes, o problema está em casa, na forma de os responsáveis lidarem com uma situação em que o filho é usuário. Buscamos auxiliar a família a dialogar com os filhos e a buscar ajuda, quando preciso”, conta Cesar Thomé, acrescentando que, dentro da maior crise sanitária mundial, surgiram outras crises, entre elas o aumento no consumo de álcool e outras drogas. 

 

“Aumentou assustadoramente o número de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas; aumentou também o número de mulheres no consumo de bebida alcoólica; aumentou também a quantidade de pessoas consumindo remédios de tarja preta; além do número de menores de idade em busca de internação. Pode-se dizer que a procura para tratamento de dependência química cresceu em mais de 60%”, estima o coordenador da Compod. 


 
Outro agravante, segundo Cesar Thomé, é a queda nas arrecadações e, consequentemente, no número de leitos em vagas sociais. “Cerca de 70% das famílias que nos procuram não têm condições de pagar tratamento em comunidades terapêuticas. Estivemos, recentemente, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para buscar ajuda, pois a falta de vagas sociais está refletindo em nosso município. O subsecretário de Estado de Prevenção à Dependência Química vai estar em Barra Mansa no dia 26 de maio e vamos discutir a implantação de um Conselho Intermunicipal de Prevenção às drogas e, quem sabe, futuramente, consigamos pleitear uma comunidade terapeuta sem ônus para a nossa região. Uma demanda não só de Barra Mansa, mas de outros municípios vizinhos. Sabemos que a união faz a força e este é um dos projetos em pauta que vamos apresentar ao subsecretário”, comentou.

 

Entre as ações da Compod, o coordenador cita o canal, criado no ano passado, chamado “Filhos São Eternos”. O grupo é composto por mães que perderam seus filhos para as drogas e que trocam experiências com outras famílias. “Essas mães têm me ajudado tremendamente. Um projeto que deu certo e que queremos que outros municípios se inspirem”. Ele também citou a ideia de propor, junto à Secretaria de Educação, uma parceria por meio de vídeos curtos e trabalhos didáticos, para que os alunos desenvolvam, por exemplo, redações sobre os malefícios do uso de drogas. “Em 2020 também estivemos visitando todas as assistentes sociais de hospitais de Barra Mansa para falar da necessidade de abordagem à família, em determinadas situações, e alertar sobre a importância de, no pós-tratamento, buscarem ajuda, não só para o paciente como para os familiares, que também necessitam desse suporte”. 

 

Essas são apenas algumas das iniciativas da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Drogas, que também vem percorrendo demais municípios, buscando conhecer outros trabalhos efetivos de prevenção as drogas. “Estamos aí, sem parar, atuando nesse importante e necessário trabalho de prevenção junto à população da nossa cidade”, finalizou Cesar Thomé. 

 

Compod disponibiliza novo número de atendimento

 

Devido ao aumento do número de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas durante a pandemia, a Compod disponibilizou um número de WhatsApp para auxiliar a população em caso de dúvidas ou necessidade de ajuda. Segundo Thomé, este novo canal de comunicação direta serve para agilizar o atendimento ao público e ajudar a quem precisa. O número é (24) 99907-6512.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!