Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

CDL BM registra sua homenagem ao barra-mansense com grande espírito empreendedor, Dauro Aragão

Ícone - Data de Publicação 08/02/2021      Ícone - Autor CDL BM



Foto - CDL BM registra sua homenagem ao barra-mansense com grande espírito empreendedor, Dauro Aragão

< Voltar para notícias



Faleceu no dia 7 de fevereiro, o empresário e presidente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA),  Dauro Aragão.
Dauro  nasceu em Barra Mansa, no bairro Estamparia no ano de 1931. Segundo registros de sua atuação na cidade e região, ele sempre foi um visionário. Em sua trajetória profissional, foi empresário tabelião aposentado, foi nomeado oficial de registro civil em Volta Redonda aos 21 anos em 1953, pelo então governador Amaral Peixoto. Oito anos depois, foi nomeado titular do Cartório do 1º Ofício da cidade, tendo exercido outras atividades relacionadas a Justiça Estadual. Foi presidente da subseção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro, e vice-presidente da entidade.

 

Dauro também marcou história por ser um político ativo, envolvido com a cidade, mas atuava nos bastidores, sem nenhuma obsessão por cargos eletivos. Aragão foi designado Secretário da Junta Apuradora do plebiscito para a emancipação de Volta Redonda à época distrito de Barra Mansa. Fundou o partido MDB no município e foi secretário partidário. Também foi proprietário dos extintos jornais “Jornal da Cidade” e “Ação”, em Volta Redonda, e ” O Sul Fluminense”, em Barra Mansa.

 

Torcedor do Fluminense, Dauro era considerado muito brincalhão pelos amigos, que também falam de sua sensibilidade e educação na vida profissional, sempre generoso e muito solidário.
Esse também foi o sentimento divulgado por sua filha Aline Aragão, empresária de Barra Mansa que, em sua homenagem, falou sobre os momentos com seu pai: “Gratidão por tudo e por ter me deixado esse legado lindo de amor e de amar o próximo.”

 

Foi na presidência da Unifoa que ele aflorou verdadeiramente seu espírito empreendedor.


Na Fundação Oswaldo Aranha  - Unifoa – Dauro estava à frente da Fundação Oswaldo Aranha desde 1998 e foi um dos seus instituidores. Como tabelião de Volta Redonda, foi ele quem leu o Estatuto e registrou a ata de fundação em cartório. Seu legado no ensino superior será sempre reconhecido por todos que acreditam na força transformadora da Educação.

 

Além do cunho educacional, uma das características mais marcantes no Presidente, estava o trabalho social e envolvimento com a comunidade interna e externa por meio dos atendimentos acadêmicos e profissionais à população.
Em 2020, no período de aniversário de 53 anos da história da Unifoa, Dauro Aragão falou sobre o momento de renovação da universidade, destacando o cenário da educação que se reinventava dia após dia ao longo do desafiador ano de pandemia.

 

“Nos deparamos com desafios que nos estimulam a melhorar nossas práticas todos os dias, a fim de cumprir a missão de formar para a vida. Toda a experiência e maturidade da instituição tem contribuído para chegarmos até aqui com sabedoria e passos firmes - destacou Dauro Aragão.”

 

Por toda sua história, em sentimentos aos familiares e amigos, a CDL de Barra Mansa registra nessa matéria, uma homenagem ao visionário Sr Dauro Aragão, que sempre lutou por uma educação de qualidade.





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!